A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Gestão transparente
Tamanho da letra

A Itaipu é uma Entidade Binacional criada e regida, em igualdade de direitos e obrigações, pelo Tratado assinado em 26 de abril de 1973, entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai. A empresa busca atuar em consonância com os padrões internacionais, brasileiros e paraguaios em matéria de transparência, mediante deliberações consensuais que envolvem brasileiros e paraguaios.

A Itaipu tem políticas, diretrizes e objetivos que preveem a gestão transparente e o acesso à informação, destacando-se as seguintes inciativas: o Código de Ética da Itaipu e o respectivo Comitê de Ética Binacional; a norma de transparência; a aderência à Lei Sarbanes-Oxley (SOX); a implantação do Portal de Fornecedores; o Código de Conduta para os fornecedores, a adoção de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial  (Enterprise Resource Planning -ERP), da empresa SAP; a Ouvidoria; o Canal de Denúncias Externo; e o menu de Acesso à Informação, contendo informações como os documentos oficiais da entidade, informações sobre os Recursos Humanos, informações institucionais, Relatórios Financeiros, Anuais e de Sustentabilidade, diretrizes do Planejamento Estratégico e perguntas frequentes.

Código de Ética

O Código de Ética da Itaipu visa explicitar o conjunto de valores, os princípios éticos e os padrões de conduta que devem nortear o relacionamento entre os conselheiros, diretores, empregados da Itaipu e toda sua cadeia de valor, com intuito de gerar e manter um compromisso recíproco na adoção de uma postura transparente que envolva a valorização da ética, contribuindo para a credibilidade da Itaipu perante a sociedade. O Comitê de Ética da Itaipu tem como atribuição – com base no Código de Ética e nos demais instrumentos normativos da Entidade – analisar os casos evidenciados, detectados ou submetidos à consideração do Colegiado e emitir parecer sobre eles para apreciação e providências das autoridades da Itaipu.

Lei Sarbanes-Oxley

A Lei Sarbanes-Oxley (SOX) tem como principal aspecto a identificação de riscos e o estabelecimento de controles internos que certifiquem a autenticidade, integridade e transparência das informações utilizadas na elaboração das demonstrações financeiras. A aderência às normas da Lei SOX se converteu em uma das principais ações de melhoria da Governança Corporativa por parte da Itaipu nos últimos anos.

Prezando pela transparência, a Itaipu disponibiliza em seu site todas as Demonstrações Contábeis e demais Informações Suplementares, que foram submetidas e aprovadas pela Diretoria Executiva e Conselho de Administração da entidade.

Enterprise Resource Planning – ERP SAP

O Enterprise Resource Planning – ERP SAP, implantado na Itaipu em junho de 2006, é um Sistema Integrado de Gestão Empresarial que permite a integração dos diversos departamentos da empresa e a automatização dos processos, proporcionando um melhor gerenciamento das informações e redução de custos.

Contratações de serviços e obras e a aquisição de bens

As contratações de serviços e obras e a aquisição de bens na Itaipu ocorrem por meio de licitação, nas modalidades concorrência, tomada de preços, coleta de preços, pregão e concurso, exceto nas condições e hipóteses previstas na Norma Geral de Licitação para os casos de Aquisição Direta.

Para promover a transparência, agilidade, redução do consumo de recursos (papel, impressão, correios) e ampliar a participação de fornecedores nos processos de compras, a Itaipu implantou o Portal de Compras Eletrônicas (ComprasE). Em funcionamento desde 2014, a ferramenta já trouxe muitos ganhos para a empresa e já foi reconhecida com duas premiações (Premio Notabile CIO Brasil e o Prêmio 19 de Março de Melhor Inovação 2014 – Categoria Sistemas de Pregão Eletrônico).

Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal de atendimento que tem por finalidade estabelecer a interlocução entre a Itaipu e seus diversos públicos, contribuindo para a gestão participativa e transparente e, assim, para o aperfeiçoamento das suas práticas empresariais.

Canal de Denúncias Externo

O Canal de Denúncias Externo, das empresas do grupo Eletrobras, permite a comunicação segura de condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e a legislação vigente.
 

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.