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Tecnologia
Etanol e eletricidade: Itaipu desenvolve ônibus híbrido
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13/10/2010

A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Itaipu está desenvolvendo o primeiro ônibus híbrido do Brasil. O objetivo é fazer com que veículo, movido a etanol e energia elétrica, seja o principal meio de transporte nos dois principais eventos esportivos da próxima década no País – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A estreia e a apresentação do protótipo, porém, está prevista para ocorrer bem antes. Será em Foz do Iguaçu, durante a Reunião de Cúpula do Mercosul, de 13 a 17 de dezembro.

Segundo o coordenador do projeto Veículo Elétrico (VE), engenheiro Celso Novais, da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável, o ônibus terá capacidade para pelo menos 34 passageiros sentados. O suficiente para transportar autoridades durante a Cúpula do Mercosul – entre elas, todos os presidentes da América do Sul.

      
Novais destaca que o grande diferencial do veículo híbrido é o fato de ele ser ambientalmente correto, produzindo zero CO2 no ciclo de carbono. Isso ocorre porque a queima do CO2 no funcionamento do motor com etanol é compensada pela absorção do mesmo gás durante a produção da cana-de-açúcar.
    
Novais informou que o projeto foi idealizado há aproximadamente um ano e ganhou força em junho, durante a 10ª edição do Michelin Challenge Bibendum, no Rio de Janeiro. No encontro, o diretor técnico da Itaipu, Antonio Otelo Cardoso, reuniu-se com parceiros do VE, que se comprometeram a acelerar o projeto do ônibus híbrido.
    
Os parceiros no projeto são a Mascarello, de Cascavel (PR), responsável pela carroceria; a Weg, fabricante catarinense de motores; a gaúcha Euroar, fabricante de aparelho de ar condicionado para ônibus; a Eletra Industrial, de São Bernardo do Campo (SP), que faz a integração e montagem do ônibus; além das montadoras Tutto Trasporti, também gaúcha; e a Mitsubishi, instalada em Catalão (GO).
   
VE nos EUA
    
Uma comitiva da Itaipu embarcou, no último sábado (9), para os Estados Unidos para apresentar a experiência do projeto do Veículo Elétrico (VE) e discutir a possibilidade de parcerias com a empresa Proterra, especializada na produção de ônibus híbridos e elétricos. A missão vai acontecer até o dia 17 de outubro.  A Proterra é uma empresa sediada em Greenville, na Carolina do Sul, e desenvolve pesquisas na área de transporte com instituições e universidades norte-americanas.
     
Celso Novais vai aproveitar a viagem aos Estados Unidos para representar a Eletrobras em uma reunião sobre veículo elétrico e smart grid (rede inteligente) do e-8, no dia 14 de outubro, em Seattle. O e-8 é um subgrupo do G-8 – que reúne as maiores economias do planeta – e é formado pelas dez maiores empresas de energia do mundo. "A ideia é apresentar no encontro as ações que estamos fazendo na área (do VE), as nossas motivações, e ouvir as experiências das outras empresas, inclusive abrindo a possibilidade de novas parcerias", antecipou Novais.
     
Além da Eletrobras, integram o e-8 as empresas American Eletric Power (AAEP) e Duke Energy, dos Estados Unidos; a EDF Group, da França; a Enel, da Itália; a Hydro-Québec, do Canadá; a JSC RusHydro, da Rússia; a Kansai Eletric Power e a Tokyo Electric Power (Tepco), do Japão; e a RWE AG, da Alemanha.