Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Ecomuseu de Itaipu terá "chuva" suspensa em nova exposição
Tamanho da letra
11/03/2014

Uma chuva incapaz de atingir o solo, pairando sobre o ar, será vista do Ecomuseu de Itaipu a partir do dia 21 de março, como parte do calendário de comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Com seis mil bulbos de lâmpadas cheios de água e suspensos sob o teto, a exposição “Lágrimas de São Pedro – Acalento ao Sertão Nordestino”, do artista plástico Vinicius S.A., começa a ser montada nessa semana no espaço temático do museu.

A mostra será aberta na sexta-feira (21), às 16h, e vai até 19 de maio. A visitação é gratuita para moradores da região e da Bacia do Paraná 3 e pode ser feita a partir do dia de abertura, das 8h às 17h, de terça a domingo.

No Espaço das Artes do Ecomuseu, o artista montará uma mostra paralela na área de 60 metros quadrados. O tema ainda será divulgado.

A instalação deve permitir uma experiência sensorial ao visitante, a exemplo dos locais por onde a mostra já passou: Salvador, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Juiz de Fora. No Ecomuseu, as “lágrimas” ficarão concentradas nos 80 metros quadrados no Espaço Temático, ambientado com sons e luzes especiais.

“Quando relacionamos o título à instalação, tudo ganha uma outra dimensão, pois aquele conjunto de lâmpadas que nos atraia pela translucidez, passa a significar a água tão querida, esperada e rogada pelos sertanejos do nordeste brasileiro e que demora a vir, ou quando vem não é suficiente para dar de beber e prover o alimento das gentes e dos animais”, afirmou o especialista em História da Arte, Luiz Alberto Ribeiro Freire, doutor no tema pela UP de Portugal.

Segundo o artista Vinícius S.A., a proposta também é trazer para o espectador urbano a relação lúdica entre o morador da zona rural e a chuva.
Ao trazer a exposição ao Ecomuseu, essa reflexão é regionalizada, segundo Tatiara Damas, da Divisão de Educação Ambiental, área responsável pelo Ecomuseu.

“Pretendemos trazer a reflexão da importância da água e sensibilizarmos para a possibilidade de sua escassez", disse Tatiara Damas.

"Entende-se que a abordagem desse conteúdo, por meio da arte e da sensibilização estética, num território tão privilegiado pela abundância desse recurso (Aquífero Guarani), também ajudar a valorizar e conscientizar nossa comunidade para a importância de mudanças de atitudes ambientais para a preservação da água”, concluiu Tatiara.

O artista

Vinícius Silva de Almeida (Vinícius S.A.) tem 30 anos, vive e trabalha em Salvador. Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, foi residente no programa do Kulturamt a convite do governo de Frankfurt, Alemanha.

Seu interesse pelas ciências exatas o fez desenvolver uma linguagem própria, que alia o pensamento científico e práticas manuais e de baixa tecnologia a proposições de poéticas visuais.

Outras obras do artista foram premiadas em renomados salões e bienais, a exemplo do “Objeto Óptico #02”, que recebeu o prêmio de residência artística internacional no 15º Salão da Bahia; a instalação “Sorria, você está sendo filmado!”, premiada no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia; e “O Pulso da Bienal”, importante obra do artista que recebeu menção especial na 8ª Bienal do Recôncavo.
 
Serviço

Exposição “Lágrimas de São Pedro”
Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001. Ingressos é no Centro de Recepçao de Visitantes (CRV), para turistas em geral.
Visitação: de 21 de março de 2014 a 19 de maio de 2014
Horários: das 8h às 17h, de terça a domingo.
Entrada franca para moradores da região, mediante documento de comprovação.
Classificação indicativa: livre.