Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Aliança Nosso Paraná Sustentável é lançada em evento da ONU
Tamanho da letra
17/06/2012

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, participou, neste sábado, do lançamento oficial da Aliança Nosso Paraná Sustentável, durante o Fórum de Sustentabilidade Corporativa. O evento, organizado pelo Pacto Global da ONU, é uma das reuniões paralelas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20.

Iniciativa pioneira em todo o mundo, a Aliança tem como objetivo promover o desenvolvimento solidário, sustentável e da cultura de paz em todo o Estado. Para isso, lideranças políticas, iniciativa privada e sociedade civil se uniram para fortalecer iniciativas de sucesso de todos os municípios e ampliá-las, disseminando-as para outras cidades.

A Itaipu Binacional é signatária do Pacto Global desde 2009. Em discurso, o DGB falou sobre a mudança na missão da empresa e a forte atuação da Itaipu junto às cidades da Bacia do Paraná 3. “Em eventos como este Fórum, encontramos a solução para os problemas do mundo. Para a Itaipu, é muito bom fazer parte disso”, disse Jorge Samek.

Para a superintendente de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional e vice-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global, Heloisa Covolan, a Itaipu pode contribuir fortemente com a Aliança, devido à experiência acumulada no trabalho com os municípios da BP3.

Projetos

Durante o lançamento, lideranças de várias instituições e cidades participantes da Aliança Nosso Paraná Sustentável falaram sobre as ações que desenvolvem. Eduardo Araújo, do instituto Arayara, falou sobre os motivos do alinhamento das cidades paranaenses e enumerou os objetivos da Aliança. “Queremos encontrar o equilíbrio global e sabemos que as cidades são fundamentais neste processo. Com esta Aliança, o Paraná ajuda a buscar caminhos para o planeta”, disse.

Munir Chaowiche, da Cohapar, falou em nome do governador Beto Richa, elencando os programas do governo do Paraná que trabalham pela sustentabilidade, e ainda mostrou o trabalho realizado pela Cohapar em comunidades carentes de diversas cidades.

O presidente do CREA-PR, Joel Krüger; o padre José Aparecido Pinto, da Ação Social do Paraná; e Lidia Mizote, da Agenda 21 Local de Campo Mourão, também falaram sobre os projetos e ações desenvolvidas dentro do Pacto Global.

O Fórum de Sustentabilidade Corporativa acontece até o dia 18 de junho. O Pacto Global é uma iniciativa da ONU para mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.