Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
BNDES vai patrocinar equipe brasileira de slalom, em Foz
Tamanho da letra
22/12/2011

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) formalizou, nesta quarta-feira (21), na sede da empresa, no Rio de Janeiro, um contrato no valor de até R$ 2 milhões para patrocinar a Equipe Permanente de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu, que representará o Brasil nos principais torneios internacionais nos próximos anos. A cerimônia contou com a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

É a primeira vez que o banco financia uma modalidade esportiva. O objetivo é elevar o rendimento dos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012; dos Campeonatos Mundiais Sub 23 e Júnior em Foz do Iguaçu, em 2015; e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. “Para nós, é um privilégio essa parceria. Não tem um grande empreendimento no Brasil que não tenha a participação e a impressão digital do BNDES. E agora, com a orientação da presidente Dilma Rousseff, o banco começa o processo de incentivo ao esporte”, afirmou Samek.

O apoio do BNDES à canoagem foi anunciado em março. O convênio assinado nesta quarta-feira é, segundo o banco, a primeira operação contratada. De acordo com Samek, serão escolhidos os 16 melhores atletas de slalom do Brasil, de diferentes Estados, que vão morar em Foz do Iguaçu e treinar no Canal Itaipu, dentro da usina. “A nossa pista é uma das melhores do mundo. Por isso, os atletas terão condições de treinar de forma adequada e representar bem o Brasil nas competições internacionais”, afirmou.
 
Ainda de acordo com o BNDES, os recursos do patrocínio serão utilizados pela Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan) para infraestrutura de hospedagem, transporte, preparação física, assistência à saúde (médica, psicológica e odontológica), auxílio viagens para competição e bolsa-auxílio atleta. A Fepacan é reconhecida pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Meninos do Lago

Dos 16 atletas escolhidos, cinco fazem parte do Projeto Meninos do Lago, um parceria entre Itaipu e CBCa. Criado em 2008, o projeto tem entre seus principais objetivos melhorar o nível dos atletas e levar o esporte a jovens carentes de Foz do Iguaçu. Ao todo, são atendidas 100 crianças da região, com idade entre 9 e 23 anos. Durante as competições no Canal Itaipu, a maioria dos jovens ajuda na realização das atividades. Além de competir, eles dão suporte à arbitragem e atuam como fiscais do desempenho dos atletas.

E o investimento já deu resultados: no último Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, disputado em agosto, a equipe Dourado, formada por jovens do projeto, ficou em segundo lugar na categoria masculino júnior. “O Brasil tem um compromisso pela frente que são as Olimpíadas de 2016. Portanto, é importante que todos se envolvam no aprimoramento das mais diversas modalidades esportivas para que o País seja bem representado”, afirmou Jorge Samek, na ocasião.

Canal Itaipu

Com a realização de importantes provas de canoagem e rafting no Canal de Itaipu, Foz do Iguaçu está no mapa das principais competições nacionais e internacionais dos esportes. O próximo compromisso será em março de 2012, com a Seletiva Olímpica de Canoagem das Américas, evento que, ao lado do Mundial de Canoagem Slalom (que foi disputado em setembro, na Eslováquia), vai definir os atletas do continente que irão participar da Olimpíada de Londres. Em 2014, o Canal Itaipu será sede do Campeonato Mundial de Rafting.

A pista artificial construída no Parque da Piracema, dentro da usina, foi inaugurada em 2006 e é considerada por técnicos e atletas a melhor da América Latina e uma das melhores do mundo para a prática da canoagem slalom e do rafting. No local já aconteceram o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, em 2007, e o Brasileiro de Rafting, em 2008 e 2009, além de diversas outras competições.