Itaipu participa de entregas nas áreas de educação e saúde em União da Vitória

Ary Carneiro Junior, prefeito de União da Vitória, e Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu. Fotos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.

Compartilhe esse artigo

No município, os investimentos da binacional somam mais de R$ 5,7 milhões

A Itaipu Binacional participou, na última sexta-feira (19), de duas entregas em União da Vitória, na região sudeste do Estado. Na Clínica Médica São Camilo, foi inaugurado o sistema de geração de energia fotovoltaica da unidade. Na sequência, foi entregue o novo refeitório do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no município.

O sistema fotovoltaico, instalado no telhado da Clínica Médica São Camilo, recebeu investimento de R$ 249.599,80, com recursos da Itaipu Binacional. A potência instalada é de 100 kWp, com economia estimada de cerca de R$ 100 mil por ano com a geração de energia.

“A redução do custo com energia permite que os hospitais direcionem mais recursos para o atendimento, para a estrutura e para a qualificação dos serviços prestados à população”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

O investimento faz parte do convênio entre a Itaipu Binacional e a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa), voltado à implantação de 17,8 MWp em sistemas de geração fotovoltaica. O investimento total previsto no projeto é de R$ 75,7 milhões, com estimativa de economia de R$ 11 milhões por ano em cerca de 80 instituições.

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, ressaltou a importância das parcerias para ampliar a capacidade de atendimento do município. “São investimentos que contribuem diretamente para melhorar os serviços prestados à população, especialmente em setores fundamentais como saúde e educação. Essas parcerias fortalecem a estrutura do município e ajudam a ampliar a capacidade de resposta do poder público”, afirmou.

No total, os investimentos da Itaipu em União da Vitória somam mais de R$ 5,7 milhões, incluindo ações vinculadas a editais do programa Itaipu Mais que Energia, apoio ao IFPR e investimento na área hospitalar.

Novo refeitório

Também na sexta-feira, foi entregue o novo refeitório do campus do IFPR em União da Vitória. A obra tem 361,72 metros quadrados e recebeu investimento de R$ 1.442.300,87, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo Enio Verri, o apoio à educação faz parte da estratégia da Itaipu de investir em áreas estruturantes. “Quando a Itaipu contribui para melhorar a infraestrutura de uma instituição de ensino, o benefício chega diretamente a estudantes, professores e servidores. São ações que fortalecem o serviço público e geram resultado concreto para a população”, concluiu.

Novo refeitório do campus: mais conforto para alunos, professores e servidores.

Tópicos: 

Mais notícias