A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Turismo
Turismo de Itaipu pode bater novo recorde de visitação em 2019
Tamanho da letra
04/06/2019
O Complexo Turístico Itaipu (CTI) registrou um aumento de 7,76% da visitação nos cinco primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2018. De janeiro a maio de 2019, passaram pelos atrativos da Itaipu 263.409 turistas, diante dos 244.443 visitantes em 2018. Os dados consideram apenas as visitas turísticas da margem brasileira da usina hidrelétrica.
 
Ônibus de turismo na Itaipu. Foto: Kiko Sierich/PTI
 
Se a projeção for mantida, Itaipu pode ter um resultado histórico de visitação, superando o recorde do ano passado. Em 2018, pela primeira vez a binacional superior a marca anual de um milhão de visitantes. Nos doze meses, passaram pela usina 1.024.549 pessoas em todas as modalidades de visitação (turística e institucional) e nas duas margens (brasileira e paraguaia).
 
“Ficamos entusiasmados com o aumento do número de visitantes. O desenvolvimento turístico da região faz parte da missão da Itaipu, por isso vamos continuar investindo nos atrativos da usina e nas ações estruturantes da região. Esperamos terminar o ano com uma nova marca”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.
 
O principal responsável pelo crescimento foi o Ecomuseu, que registrou um aumento de mais de 40% nos primeiros cinco anos. Já o atrativo Itaipu Especial cresceu em 10% em relação ao ano passado, mesmo acréscimo registrado pela Iluminação da Barragem. Em 2019, Itaipu Kids, Itaipu Natureza e Itaipu Tecnologia reforçaram as opções de atrativos da binacional, contribuindo também com o crescimento da visitação.
 
Show das águas
 
No último fim de semana, os turistas foram à Itaipu para ver uma cena que não é muito corriqueira: após sete meses, a binacional voltou a abrir o vertedouro trazendo novamente o espetáculo das águas, que atrai ainda mais os turistas. Embora não integre as estatísticas dos cinco primeiros meses, a visitação dos últimos dias pode ajudar Itaipu a atingir o recorde de público no final do ano.
 
A última abertura do vertedouro havia ocorrido em 18 de novembro do ano passado. O vertimento ocorre ocasionalmente, principalmente em períodos de cheia na bacia do Rio Paraná.