Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
PTI sedia congresso trinacional de ciências
Tamanho da letra
05/10/2007

Acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais das diversas áreas da ciência participam, entre os dias 8 e 11 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), do 2º Congresso da Academia Trinacional de Ciências – C3N. Cerca de 2 mil pessoas devem participar do evento e dos debates sobre temas voltados às três grandes áreas da Ciência: Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas.

 

Promovido pela Fundação PTI, através do Programa de Desenvolvimento Tecnológico Avançado (PDTA), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, e pelo Centro Politécnico da Universidade Nacional del Este, o Congresso tem como objetivo integrar e estimular a cooperação entre instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil, do Paraguai e da Argentina.

 

Durante os quatro dias do evento, serão promovidas discussões sobre pesquisas e aplicações que podem ser desenvolvidas, de forma integrada, pelas diferentes áreas da Ciência na região trinacional. Para isso, serão realizados diversos minicursos, palestras e simpósios nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Matemática, bem como nas áreas biológicas e humanas.

 

O 2º Congresso da Academia Trinacional de Ciências começa na segunda-feira, às 10 horas, com uma palestra magistral na área de robótica com o professor José Pacheco de Almeida Prado, da Universidade de São Paulo (USP). Doutor na área de robótica, José Pacheco é diretor de projetos e sócio da PNCN Robótica e Eletrônica, empresa incubada no Pólo Tecnológico 3, da USP, que trabalha na fabricação de robôs educativos. O tema da palestra será a caracterização da robótica em áreas da engenharia, computação e saúde.

 

Mostra de Trabalhos e Protótipos

 

Além da palestra, o professor José Pacheco também vai expor alguns dos seus robôs na 2ª Mostra de Trabalhos e Protótipos, que integra a programação do C3N. A Mostra será promovida nos dias 10 e 11 de outubro e contará com a exposição de cerca de 130 trabalhos científicos de diversas áreas de pesquisa como biomedicina, enfermagem, química, robótica e ferramentas didáticas de apoio ao ensino.

 

Entre os trabalhos que serão apresentados durante a Mostra também constam cerca de 40 protótipos de software e de hardware, nas diversas áreas de pesquisa. Alguns desses trabalhos foram desenvolvidos por pesquisadores apoiados pela Fundação PTI, através do PDTA.

 

Na área de bioinformática, por exemplo, será apresentado um protótipo em que são utilizadas técnicas de Inteligência Artificial para o auxílio no diagnóstico de doenças. O trabalho é desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Bioinformática da Unioeste (Labi).

 

Também será apresentado um protótipo na área energética, sobre mecanismos elétricos para funcionamento de rotores de usinas hidrelétricas. Já na área de robótica, será exposto um robô móvel capaz de realizar navegação autônoma.

 

O robô, construído por alunos do Laboratório de Robótica, utiliza tecnologias como visão computacional, sensores infravermelhos e comunicação via rádio para se locomover e desviar obstáculos para chegar ao destino indicado. Durante a Mostra, o protótipo vai circular entre os visitantes.

 

Participantes

 

O Congresso da Academia Trinacional de Ciências reunirá acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais de diversas cidades do Brasil, Paraguai e Argentina. Os interessados em participar podem se inscrever pela internet, na página oficial do evento (www.c3n.pti.org.br). O valor da inscrição é de R$ 28,00 para estudantes e R$ 48,00 para profissionais.

 

Já a Mostra de Trabalhos e Protótipos será aberta para estudantes do ensino médio de Foz do Iguaçu. A expectativa é de que aproximadamente 1.200 estudantes visitem a Mostra.