Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
PTI lança edital para incubação de empresas de turismo
Tamanho da letra
17/08/2007

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu lançou ontem edital para seleção de empresas que têm interesse em se instalar na Incubadora Empresarial Santos Dumont, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Por meio desse edital, também serão selecionadas as empresas que vão fazer o atendimento turístico nos atrativos do Complexo Turístico Itaipu.

 

Ao todo, a Incubadora Empresarial Santos Dumont disponibiliza cinco vagas para incubação de empresas. Uma delas será contratada pela Fundação PTI para atender os atrativos do Complexo Turístico, que compreende o Centro de Recepção de Visitantes, Visita Panorâmica, Circuito Turístico Especial, Iluminação da Barragem Ecomuseu e Refúgio Biológico Bela Vista.

 

A seleção das empresas que desejam se instalar na Incubadora Empresarial será por meio da avaliação dos planos de negócios apresentados e julgamento da habilitação das empresas que tiverem o plano de negócios aprovado. Para as empresas que têm interesse em atender o Complexo Turístico Itaipu, o processo de seleção compreenderá, também, uma terceira etapa, em que será feita a avaliação técnica e de preço apresentado pela empresa. As proponentes aprovadas nas Etapas 1 e 2 poderão se reunir em consórcio para participar da Etapa 3.

 

Participação

 

Além da contratação de empresas para prestação dos serviços de atendimento turístico nos atrativos do Complexo Turístico Itaipu, o edital da Incubadora também visa estimular a criação e desenvolvimento de novos negócios, preferencialmente na área de prestação de serviços especializados de atendimento turístico. O objetivo é impulsionar a fixação de empresas que ofereçam serviços de qualidade na área de turismo e que tenham processos ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

 

Podem participar da seleção empresas brasileiras ou estrangeiras, criadas por pessoas físicas ou jurídicas, que estejam em situação de regularidade no território brasileiro. Os interessados têm até o dia 12 de setembro para entregar a ficha de inscrição, Plano de Negócios e documentação solicitada. O resultado da seleção das empresas aprovadas para se instalarem na Incubadora será divulgado, no site do PTI, no dia 26 de setembro.

 

Para participar da seleção para atender o Complexo Turístico, as empresas aprovadas na seleção da incubadora deverão se inscrever para o processo no dia 10 de outubro. O resultado da seleção será divulgado no 29 de outubro.

 

O edital, bem como a Ficha de Inscrição, Formulário de Apresentação de Plano de Negócios e outras informações sobre o processo, estão disponíveis para consulta no site do PTI (www.pti.org.br). 

 

Benefícios

 

Inaugurada em outubro de 2004, nas dependências do PTI, a Incubadora Empresarial Santos Dumont tem como objetivo dar suporte a novos empreendimentos, estimulando e apoiando a sua criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial e científico. Através do apoio às empresas, a incubadora tem permitido que jovens empreendedores desenvolvam seus negócios.

 

Durante o período de incubação, que varia de um a três anos, as empresas podem utilizar toda a infra-estrutura disponível na incubadora e alguns serviços de suporte básico, como recepção, limpeza e manutenção e segurança externa.

 

Outros benefícios oferecidos pela Incubadora são: apoio na consolidação e sucesso das empresas; desenvolvimento de um ambiente propício para Certificação das empresas e empreendedores nas áreas de Gestão Empresarial e Qualidade; integração das empresas e empreendedores aos diversos espaços e atores existentes no PTI e demais entidades de apoio ao empreendedorismo e de fomento; e assessoria jurídica, contábil e administrativa.