Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Profissionais de Itaipu Binacional são premiados no 18º Eriac
Tamanho da letra
24/05/2019

Dois artigos de autoria de profissionais da Itaipu Binacional estão entre os melhores trabalhos da 18ª edição do Encontro Regional Ibero-americano (Eriac) do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré Brasil), realizado em Foz do Iguaçu (PR). O anúncio foi feito durante a cerimônia de encerramento do evento na noite de quarta-feira (22).


Cerimônia de encerramento do 18º Eriac. Foto: Kiko Sierich/PTI.

Ao todo, foram premiados 46 artigos entre 356 trabalhos aprovados. Os autores selecionados entre os melhores receberam o reconhecimento da banca internacional do maior evento da Região Ibero-americana do Cigré (RIAC), além de um certificado e uma lembrança do Ñandeva, programa de artesanato trinacional.

O Eriac começou no domingo (19) e terminou na quinta-feira (23), com uma visita técnica à hidrelétrica. Em cinco dias, o encontro reuniu 605 inscritos, de 17 países diferentes, e permitiu a troca de experiências para os profissionais do setor elétrico.

“É nosso interesse participar de eventos como este para contribuir com as discussões em torno das mudanças no setor elétrico dos países”, declarou o diretor técnico executivo de Itaipu, Mauro Corbelini. Ele também mencionou a atualização tecnológica da usina, que busca a modernização sem perder o compromisso com a geração de energia elétrica limpa e renovável para o Brasil e Paraguai. “Iremos manter a qualidade e a eficiência na geração.”

Reconhecimento internacional

Itaipu teve 11 trabalhos selecionados para a exposição. Destes, dois foram os melhores de seus comitês – como foram divididas as apresentações.

No “Comitê C1 - Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia”, o primeiro lugar foi para “Uma Proposta de Utilização do Elo Corrente Contínua de Furnas na Subestação de Foz do Iguaçu, transmitindo energia de Itaipu 60 HZ”. O artigo foi elaborado pelos colegas Jaime Javier Vera Moreira, da Divisão de Operação do Sistema; Robson Almir de Oliveira, da Divisão de Estudos Elétricos e Normas; e Evonyr Bordin Filho, recém-aposentado no mesmo setor, após 33 anos de empresa. “Não esperava [a premiação], mas ficamos bastante satisfeitos com o resultado”, disse Jaime.

Segundo ele, o trabalho foi desenvolvido em conjunto no Departamento de Operação do Sistema, avaliando ganhos caso o elo de corrente contínua de Furnas funcionasse com capacidade superior. “Observamos ganhos na confiabilidade do sistema, ganhos energéticos reais e a capacidade de transmissão de Itaipu, o que gerou boas opiniões como uma proposta atrativa para interligações do Brasil”, afirma.

O trabalho "Sistema Especialista para a Detecção e Diagnóstico de Vazamentos de Ar em Circuitos de Ar Comprimido de Disjuntores de Alta Tensão" foi o terceiro lugar do “Comitê A3 - Equipamentos de Alta Tensão”. O artigo é de autoria de Cláudio Augusto G. Silva Mota e Vanderley Espínola Oliveira, ambos da Divisão de Operação da Usina e Subestações.

“Desenvolvemos um sistema que detecta vazamento de ar comprimido em disjuntores de alta tensão. Com base no ciclo de partida dos compressores, ele nos avisa se existe algum problema”, explicou Mota. “E ele pode servir para outras empresas e outras aplicações, aqui mesmo na Itaipu”, concluiu.

“Tivemos boa qualidade nos artigos inscritos, apresentados em 16 comitês, e que renderam bons debates e intercâmbios de conhecimento”, avaliou o presidente do comitê técnico do 18º Eriac, José Henrique Machado Fernandes.

Para ele, o balanço do evento é muito positivo, tanto pelo número de participantes como pelo de trabalhos inscritos. “Isso mostra a credibilidade do evento a cada edição e o interesse de empresas e de países em participar.”

“Na nossa próxima discussão, levaremos trabalhos que foram avaliados aqui em Foz do Iguaçu e que serão o ponto de partida de novos textos daqui a dois anos”, afirmou o representante do Cigré Brasil, Josias Matos de Araújo. O 19º Eriac será organizado pelo Comitê Nacional Argentino do Cigré e está previsto para ocorrer entre 9 e 13 de maio de 2021.

Nesta edição, a comissão organizadora foi composta por cinco profissionais da Itaipu: Celso Villar Torino (coordenação geral), Rui Jovita Godinho Correa da Silva (secretaria executiva), Cristiane Penha da S. Fraga Pimenta (coordenação administrativa e de contratos), Rebecca Bonomo Montanheiro (coordenação de comunicação social) e Renato Boiarski Vieira (coordenação financeira).

O 18º Eriac teve ainda a feira de exposições, com a presença de 12 patrocinadores do evento.