Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Processo seletivo de Itaipu atrai quase 7 mil
Tamanho da letra
18/04/2008

Um total de 6.916 candidatos deve participar do próximo Processo Seletivo de Itaipu. As inscrições, abertas desde 12 de março, foram encerradas na última sexta-feira. São ofertadas 63 vagas (58 em Foz do Iguaçu, quatro em Curitiba e uma em Guaíra) para mais de 40 cargos, a maior parte de nível superior. Entre os candidatos, 55% possuem graduação; o restante se divide entre nível técnico e pós-graduados.

 

Segundo Marcos Antonio Zandoná, da Superintendência de Recursos Humanos, no processo seletivo deste ano um número considerável de mulheres deve concorrer às vagas – 2.900 contra 4.016 homens. “Parece pouco, mas houve uma evolução na participação das mulheres”, afirmou Zandoná. Para ele, a diferença entre homens e mulheres se explica pelo fato de os cargos ofertados ainda terem um perfil mais voltado ao público masculino.

 

A grande maioria dos inscritos (5.594) é do Paraná. Os outros vêm, principalmente, dos outros estados do Sul e de São Paulo. Apesar da preferência de candidatos sulistas e paulistas, o concurso terá representantes de quase todo o País – não há candidatos somente dos longínquos Amapá e Roraima.

 

Provas

 

As provas serão no dia 4 de maio, em Foz e Curitiba. Elas serão realizadas pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná. De acordo com Zandoná, espera-se dos candidatos conhecimentos básicos, como português, línguas e informática, e específicos da cada área. Para preparar o exame, a UFPR recebe o perfil de cada cargo com os requisitos, atribuições e conhecimentos que se espera dos futuros funcionários de Itaipu.

 

Dois anos de exames

 

O processo seletivo é o segundo maior, desde que Itaipu começou a contratar seus empregados por este método, em 2006. Em maio daquele ano, 11.671 pessoas concorreram a vagas na empresa. Naquela ocasião, contudo, muitos candidatos foram atraídos por vagas em cargos administrativos, inexistentes no atual processo seletivo. Zandoná antecipa que no próximo dia 22 serão abertas outras vagas, desta vez para agente de segurança, torneiro mecânico e soldador.

 

“Com o tempo vamos sentir a renovação no quadro de empregados da empresa”, disse Zandoná, em referência à grande entrada de caras novas na Itaipu nos últimos anos. Segundo ele, a convivência entre os mais experientes e os mais jovens é bastante positiva para a empresa. Todos ganham. Todos aprendem.