Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Palestra sobre hepatite lota auditório
Tamanho da letra
18/04/2008

Saber o que é, prevenir e tratar. Ninguém quis deixar passar em branco essas dúvidas sobre a hepatite B. Empregados de todas as áreas da Itaipu lotaram ontem o auditório da 145 para assistir à palestra “Hepatite: Uma doença silenciosa”.

 

Organizada pela Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho e o Programa Reviver, a palestra foi ministrada pelo imunologista e consultor científico do laboratório Novartis, Ed Marins, e a médica Ana Heloísa Veras Ayres da Silva.

 

Doença do século

 

O imunologista explicou que a doença – que atinge diretamente o fígado - pode ser encontrada em três tipos: A, B e C, provocando anormalidades na função desse órgão. A vacina preventiva existe apenas para os tipos A e B.

 

A médica Ana Heloísa destacou os dados que transformaram a hepatite na doença deste século. “Antes era aids, hoje é a hepatite”. Por ano, mais de um milhão de pessoas morrem devido à doença, e ela é a principal causa de câncer no fígado. “Esses dados revelam que não podemos subestimar a hepatite, e nos conscientizar que é possível preveni-la e tratá-la”, disse.

 

Tratamento

 

Os dois palestrantes ainda lembraram que a pessoa infectada pode levar uma vida normal, desde que ela tenha um acompanhamento médico. “Independente do tipo de hepatite que a pessoa tiver, ela deve evitar principalmente o álcool e não deixar de ir ao médico”, destacou Marins.

 

Transmissão

 

Na hepatite do tipo A, a transmissão é feita via fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados, ou diretamente de uma pessoa para outra. Já a do tipo B e C é transmitida no contato direto com sangue, mucosas e secreção de pessoas contaminadas.

 

Para aqueles que não passam uma tarde sem tomar chimarrão entre os amigos, os palestrantes deixaram claro: “essa é uma dúvida que aflige quem não fica sem o chimarrão. Mas se a pessoa não tiver nenhuma ferida na região da boca, não existe algo comprovado de que o vírus será transmitido”.

 

Campanha

 

O ambulatório médico da Itaipu coloca à disposição exames e vacinas contra as do tipo A e B. Para dar continuidade a várias campanhas de vacinação realizadas todos os anos, na semana que vem começa a campanha intensiva de vacinação contra a hepatite.

 

"Esperamos vacinar quem ainda não foi vacinado, e esclarecer dúvidas", disse a médica do ambulatório da usina Carla Kleiniibing.