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Tecnologia
Ñandeva promove Workshop com 14 designers de renome mundial
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25/07/2007

Quatorze designers de renome mundial, como o italiano Fabrizio Galli, que já desenvolveu produtos para empresas como a Motorola, Benetton, IBM, Siemens, Tommy Hillfiger e Swatch, estarão reunidos entre os dias 29 de julho a 4 de agosto, em Foz do Iguaçu, para participar do 2º Workshop de Design e Iconografia do Programa Trinacional de Artesanato – Ñandeva. O evento é uma promoção da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional e Sebrae Paraná.

 

A abertura oficial do Workshop será realizada no dia 29 de julho (domingo), às 19 horas, no Mercure Grand Hotel Internacional. Durante a solenidade, também será lançado o livro “Elementos Iconográficos das Três Fronteiras” - coletânea com 450 elementos gráficos que representam a história e cultura da região Trinacional (Argentina, Brasil e Paraguai).

 

Já entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, os profissionais vão ministrar oficinas de design para cerca de 80 artesãos da região selecionados pelo programa Ñandeva. As oficinas serão nas áreas de madeira, cerâmica, fibras, couro, jóias, fios e tecidos e de produtos diversos, como sabonetes e velas.

 

Segundo a coordenadora do Programa Ñandeva, Ana Cristina Nóbrega, o objetivo das oficinas é reforçar os conceitos da iconografia e mostrar como a técnica pode ser utilizada seguindo as tendências do mercado mundial de design, sem perder a identidade trinacional. As oficinas serão realizadas no Centro de Cultura e Tecnologia para o Artesanato – Ñandeva, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). 

 

O encerramento do Workshop será no dia 4 de agosto, no Mercure Grand Hotel Internacional, com a realização do 2º Seminário Internacional Design e Identidade Cultural e a exposição dos produtos desenvolvidos nas oficinas. Durante todo o dia, os designers vão ministrar palestras para estudantes e profissionais da área. O seminário é aberto ao público.

 

Designers

 

Entre os 14 designers que participarão do 2º Workshop de Design e Iconografia do Ñandeva destacam-se o espanhol Jaime Barrutia, que já teve como clientes a Ibéria - maior empresa de transporte aéreo da Espanha -, e a Mapfre - empresa de seguros instalada em 38 países, e o italiano Massimo Morozzi, criador de obras que integram a coleção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e do Museu de Artes Decorativas de Paris, e de projetos para a Nissan.

 

Outros designers de renome mundial que estarão no Workshop são o argentino Juan Kaiser, que em sua lista de clientes tem a Fiat, a 3M e o Grupo Auchan - empresa que detêm marcas como a Jumbo e Pão-de-Açúcar -; e a brasileira Fabíola Bergamo, que já desenvolveu produtos para empresas como a Arredamento, Remantec, Firma Casa, Italma, Continental, Azzurra e Lunarte.

 

O designer italiano Giulio Vinaccia, autor do livro “Elementos Iconográficos das Três Fronteiras” e consultor do Ñandeva desde o início do programa, também participará do workshop. Vinaccia é responsável pela criação da coleção de produtos para motociclismo da Ferrari e pela iconografia do Caminho de Santiago de Compostela, entre outros.

 

Manual de trabalho

 

O livro “Elementos Iconográficos das Três Fronteiras” é resultado de uma pesquisa feita por historiadores e antropólogos, que identificaram elementos característicos da região. Com esses dados, um grupo de designers visitou 28 municípios da região Trinacional, sob orientação de Giulio Vinaccia, para colher imagens dos elementos. O trabalho resultou em um banco de imagens com aproximadamente cinco mil fotos, que serviu de base para a criação dos primeiros 450 símbolos característicos da região. 

 

Agora, todos os ícones criados estão disponíveis nas 832 páginas dos dois volumes do livro. Subdividido em oito capítulos: colonização, arquitetura, nação guarani, reduções jesuíticas, flora e fauna, artes plásticas, turismo e geografia, o livro traz informações sobre o significado de cada ícone e sugestões de aplicação em artesanato ou diversos outros fins.

 

“O livro oferece a possibilidade de despertar em todos o interesse de olhar em volta e ver além do que já estamos acostumados a reconhecer. A região tem muitas histórias para contar além das Cataratas e da Itaipu. É esse olhar mais atento que é oferecido através desta primeira edição da iconografia trinacional”, explica Ana Cristina.