Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Ministro Aldo Rebelo define novas parcerias com Itaipu e Fundação PTI
Tamanho da letra
18/08/2015

Uma semana depois de destacar em Assunção, no Paraguai, o papel importante da Itaipu Binacional para as novas cooperações entre Brasil e o país vizinho, na área de sua pasta, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, desembarca nesta terça-feira, 18, em Foz do Iguaçu, para uma agenda que reforça o compromisso dele com a região.

A visita inclui o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Centro Internacional de Energias Renováveis ? CIBiogás. O ministro também participa de uma reunião de trabalho com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, para definir novas parcerias.

Aldo Rebelo chega à usina de Itaipu às 15h, para conhecer os principais projetos desenvolvidos pelo PTI em parceria com a Itaipu Binacional e outras empresas, como o Programa Veículo Elétrico (VE), projetos de baterias de lítio e de sódio, o Centro de Segurança de Barragem, o Cibiogás e o Laboratório Dinâmica de Sistemas Elétricos. Logo depois, ele dará uma entrevista coletiva à imprensa. Na sequência, o ministro se reúne com representantes da Itaipu e da Fundação PTI para definir novas parcerias.

Na semana passada, em reunião oficial ao Paraguai, com a participação do presidente paraguaio, Horacio Cartes, Rebelo disse que o PTI é um espaço importante e fundamental para essas parcerias. O anúncio foi feito na presença do presidente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai (Conacyt, na sigla em espanhol), Luis Alberto Lima Morra.

Por meio da Itaipu, observou o ministro, a cooperação bilateral ganha um apoio importante. O ministro disse também que a parceria com o Paraguai visa alcançar "o estado da arte" em todas as áreas eleitas pelas duas partes, com ações junto às universidades, aos institutos de pesquisa e à Itaipu.
Os diretores-gerais da Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), participaram dos encontros. O diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Carlos Sotuyo, e o assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima, também integraram a comitiva da margem esquerda da Itaipu em Assunção.

Outra ação citada pelo ministro, a ser realizada pelo Paraguai com a Itaipu e o Ministério das Comunicações, é a conexão, por meio de cabos de fibra óptica, entre os dois países. "Essa medida vai oferecer a redes de ensino e pesquisa do Brasil e do Paraguai oportunidades de cooperação que nós não temos hoje, com produção de resultados que revolucionam e transformam a transmissão de dados e de informação entre os países", afirmou.