Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu promove seminário voltado a organizações sem fins lucrativos
Tamanho da letra
01/02/2016

A Itaipu, por meio do seu programa de voluntariado empresarial, o Força Voluntária, está promovendo o 1º Seminário da Força Voluntária – Captação de Recursos por Organizações da Sociedade Civil. O evento é destinado a integrantes de organizações sem fins lucrativos de toda a região Oeste do Paraná, que desejam implementar ou aprimorar a captação de recursos mediante doações feitas por indivíduos, empresas e governos, e acontecerá no dia 15 de fevereiro, no Auditório Integração, na usina, em Foz do Iguaçu (PR).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente no endereço https://pt.surveymonkey.com/r/itaipuabcr.

O objetivo do Seminário é mostrar a importância da captação de recursos e apresentar oportunidades para que as instituições possam buscar a sustentabilidade nas suas receitas. Diversos especialistas no assunto abordarão o tema, como o diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), João Paulo Vergueiro.

Para ele, o assunto é tão estratégico como os projetos desenvolvidos, porque é a captação que viabiliza os recursos para o impacto previsto na missão de cada instituição. “Organizações que são boas em captação de recursos e que investem para trazer doações de pessoas que acreditam na sua causa têm muito mais condições de se manter e crescer. Quando elas aprendem a pedir e prestar contas, reforçam o vínculo com a comunidade, ampliam o potencial de doações e o período em que as pessoas mantêm o apoio”, afirma.

Um dos eixos de atuação do Programa Força Voluntária é fortalecer o Terceiro Setor de Foz do Iguaçu e região. “Sabemos que as entidades realizam um trabalho importantíssimo, mas também sabemos que para ampliar ou melhorar a atuação é imprescindível ter recursos financeiros. Por isso escolhemos este tema para o evento, pois queremos contribuir para que elas aproveitem as oportunidades e pensem na captação como algo estratégico dentro de seu rol de prioridades”, explica a gestora do Força Voluntária, Lilian Paparella.

Para Vergueiro, além de realizar suas próprias ações sociais, é cada vez mais importante que as empresas tenham a percepção da capacidade que elas têm de influenciar positivamente a comunidade ao seu redor, inclusive estimulando organizações da sociedade civil a aprimorarem a sua gestão. “Ao realizar esta iniciativa, a Itaipu está promovendo o desenvolvimento da gestão e da capacidade das organizações. E é desse apoio que as organizações precisam para buscar a tão almejada sustentabilidade financeira”, conclui.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com Lilian Paparella, no telefone (45) 3520- 5252, ramal 4316.

Sobre o Força Voluntária

O Programa de Voluntariado Empresarial da Itaipu Binacional – Força Voluntária nasceu há dez anos, a partir de uma demanda interna dos colaboradores que já atuavam como voluntários em instituições sociais. Estruturado em três ações (Incentivo ao Voluntariado, Banco de Projetos e Apoio ao Terceiro Setor), os voluntários participam ativamente das atividades, desde o planejamento até a avaliação. As ações visam implementar o voluntariado transformador, ou seja, conciliar o desejo do empregado de exercer sua cidadania às estratégias empresariais e ao atendimento das demandas sociais.

Serviço

•    1º Seminário da Força Voluntária – Captação de Recursos por Organizações da Sociedade Civil
•    Dia 15 de fevereiro de 2016
•    Das 8h às 17h30
•    Auditório Integração, usina de Itaipu (Av. Tancredo Neves, 6.731 – Foz do Iguaçu)
•    Inscrições limitadas e gratuitas pela internet, no endereço https://pt.surveymonkey.com/r/itaipuabcr
•    Mais informações com Lilian Paparella, no telefone (45) 3520-5252, ramal 4316

Programação

08h30– Abertura.*

09h – Apresentação “Captação de Recursos”, com João Paulo Vergueiro (diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR).

10:30 – Mesa redonda “Fontes de Captação”.

- Captação junto a empresas, governos e editais com Marcelo Paiva (gerente de Relações Corporativas Aldeias Infantis SOS Brasil).

- Captação junto a indivíduos com Antony Lipinski Assumpção (coordenador de Novos Projetos - Marketing do Complexo Pequeno Príncipe).

12:30 – Almoço**

14h – Mesa redonda “Ações Inovadoras para a Mobilização de Recursos” com Diego Tutumi Moreira (diretor de Captação da Acão Social para a Igualdade da Diferenças – ASID) e Thiago Alvim Camargo (sócio Diretor da Nexo e co-fundador da “PROSAS”).

16h – Apresentação “Marco Regulatório do Terceiro Setor”, com Dr. Leandro Marins (doutor em Direito do Estado pela USP e presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/PR).

* É imprescindível a apresentação de um documento de identificação para acesso ao local do evento. Haverá ônibus na Barreira de Controle da Itaipu, que fará o transporte até o auditório, das 07:40 às 08:30.

** Aos interessados, haverá almoço no restaurante dentro da usina, que será pago individualmente no local, no valor de R$ 22,15 (buffet livre com suco e sobremesa).