Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu promove curso sobre práticas de manejo em aqüicultura
Tamanho da letra
09/10/2006

Produtores de peixe da região, pescadores, técnicos e estudantes de cursos técnicos estão participando de um curso sobre boas práticas de manejo em aqüicultura, que está sendo realizado no Refúgio Biológico Bela Vista. O curso, que começou ontem (09) e termina amanhã (11), visa promover o desenvolvimento da aqüicultura e pesca no Lago de Itaipu e na Bacia Hidrográfica Paraná III.

 

Promovido pela Itaipu Binacional e pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), o curso pretende levar informações sobre aspectos técnicos e procedimentos para a atividade de criação de peixes, tanto em sistema de tanques-rede como em açudes, para as pessoas que trabalham ou pretendem implantar cultivos de peixes.

 

Segundo o biólogo Hélio Martins Fontes Júnior, a criação de peixes é uma atividade que exige conhecimento e dedicação dos produtores para dar bons resultados.

 

“A falta de conhecimento é a principal causa do fracasso deste tipo de empreendimento. Então, através do curso, queremos levar as informações necessárias para que os produtores possam ter lucro com a atividade”, explicou Hélio.

 

Conteúdo

 

Durante os três dias curso, cerca de 300 pessoas serão capacitadas. O conteúdo que está sendo abordado foi elaborado pelo Instituto Água Viva, que é formado por profissionais de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo. Entre os assuntos em discussão estão a construção do empreendimento, práticas de alimentação, biossegurança, técnicas de manejo e legislação.

 

Além de Foz do Iguaçu, o curso também foi promovido, na semana passada, em Santa Helena e Guairá, onde foram capacitadas cerca de 500 pessoas.