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Tecnologia
Itaipu dá "aula" sobre Veículo Elétrico
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28/04/2008

Representantes de empresas prestes a receber protótipos do Veículo Elétrico (VE) concluíram, na última quinta-feira, no G5, um treinamento básico de manutenção para o carro movido a eletricidade. Realizada por três engenheiros da Itaipu, a instrução durou dois dias e teve como objetivo orientar empregados da Eletrobrás, Copel, CPFL e Ampla quanto aos cuidados para utilizar o automóvel, além de ensiná-los a fazer o primeiro diagnóstico de possíveis problemas surgidos durante essa utilização.

 


Aulas foram ministradas por engenheiros de Itaipu

De acordo com o engenheiro José Simão Filho, gerente da Divisão de Laboratório e um dos “professores” do treinamento, os participantes assistiram a uma apresentação geral do veículo, conheceram seus componentes e o software que identifica eventuais falhas no funcionamento do carro.

 

Eles ainda fizeram testes práticos usando o programa no automóvel e verificações para mostrar as facilidades oferecidas pelo software.

 

As empresas, todas do setor elétrico, devem receber os carros nos próximos dias. “A idéia é fazer com que os representantes delas saiam daqui com uma noção básica de como utilizar esse sistema”, explica José Simão. Segundo o engenheiro, a manutenção é de responsabilidade da Fiat, a montadora parceira da Itaipu no projeto do VE. “As empresas farão somente a primeira análise, pois há situações que podem ser resolvidas pelo telefone mesmo”, destaca. “Queremos evitar que haja um deslocamento de um técnico da Fiat ou da Itaipu até as sedes dessas empresas, no Rio de Janeiro ou em Curitiba, por exemplo, para fazer um conserto que eles mesmos podem fazer por conta própria”, diz.

 

José Simão foi o responsável por ensinar o manuseio do software. Os engenheiros Márcio Massakiti, da Divisão de Engenharia Eletrônica e Sistemas de Controle, e Murillo Cussolin, da Divisão de Inspeção, completaram a trio de instrutores. “O Murillo e o Massakiti falaram sobre os componentes do veículo, sobretudo da bateria e do inversor, que são especiais, e também dos sistemas de controle”, diz José Simão. Em breve, outras empresas parceiras do Projeto também devem receber protótipos do VE. O treinamento é resultado do trabalho conjunto das diretorias Técnica, Financeira, Administrativa e Geral da Itaipu.

 

Projeto segue em fase de testes

 

A utilização de protótipos do VE nas frotas das empresas de energia é mais uma etapa prevista da fase de testes do “carro ecológico”. “Queremos que as empresas parceiras recebam protótipos e identifiquem pontos a serem aperfeiçoados no projeto”, explica Celso Novais, coordenador brasileiro do Projeto Veículo Elétrico. O trabalho é fruto da cooperação tecnológica entre a Itaipu e a empresa suíça de energia KWO. Elas são responsáveis pela coordenação geral do Projeto VE e, nas atividades de pesquisa e desenvolvimento, contam com a colaboração de empresas parceiras no Brasil, no Paraguai e na Suíça.

 

Atualmente, a Itaipu também conta com veículos elétricos para a realização de testes visando a identificação de pontos a serem aperfeiçoados. A serviço de técnicos e engenheiros, quatro protótipos rodam pela usina. O primeiro chegou em 2005, o segundo em 2006 e os dois últimos em 2007. Segundo Celso Novais, o VE é um projeto cujo desenvolvimento tem um prazo de duração previsto de cinco anos. “Ele ainda não está pronto, mas esperamos que até o final de 2010 já tenhamos desenvolvido um protótipo confiável e robusto para que a indústria possa produzi-lo e comercializá-lo em larga escala”, afirma.