Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Fundação PTI assume construção e gestão do Mercado Municipal
Tamanho da letra
01/07/2014

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) assume nesta quarta-feira (2) a responsabilidade pela construção e, futuramente, gestão do Mercado Público Municipal de Foz do Iguaçu.

A Prefeitura e a FPTI assinam às 9 horas o termo de uso de um terreno na Vila Portes, de 10 mil metros quadrados, onde atualmente está instalado o Departamento de Serviços e Manutenção (DRM).

A concessão é por 30 anos. O projeto arquitetônico será desenvolvido pela própria Fundação e o prazo de conclusão das obras é de três anos. Além das atividades comerciais e gastronômicas, o mercado será um local de convivência, entretenimento e lazer. 

A proposta, segundo o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, é que todas as etnias que hoje vivem em Foz do Iguaçu sejam representadas no Mercado Público, que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Recursos

Segundo o coordenador do projeto na Fundação PTI, João José Passini, só será possível prever os custos da construção – e de que forma serão captados - depois que o projeto arquitetônico estiver concluído.

A implantação do Mercado Municipal é uma iniciativa da Itaipu Binacional, da Fundação PTI e da Prefeitura. Com a oficialização do espaço para a instalação, disse Passini, outros parceiros serão mobilizados.

“Vamos atrás do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), iremos buscar recursos federais de ministérios para a consolidação do projeto e, inclusive, queremos a participação de recursos privados”, ressaltou Passini.

Assinatura

A solenidade desta quarta-feira será no Pátio de Máquinas da Prefeitura, na Vila Portes, local do futuro Mercado Público Municipal. Participam do evento o prefeito Reni Pereira; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo; o secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento.

E ainda: o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Neves da Silva; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), João Batista de Oliveira; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Danilo Vendrúsculo; o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla; e o assessor da diretoria-geral da Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida.

Na Câmara

O projeto de construir um mercado municipal, a exemplo dos existentes em cidades como Curitiba e São Paulo, é antigo, mas ganhou força nos últimos anos. A ideia avançou com a cessão do terreno à FPTI, pela Prefeitura, que foi aprovada pela Câmara Municipal no início do mês.

Segundo o projeto, a intenção é melhorar e incentivar o desenvolvimento local, a partir da criação de uma área de referência turística e cultural para a cidade, com a representatividade da diversidade cultural do município .

 

Serviço

Assinatura  do Termo de Permissão de Uso do Terreno do Município para a Construção do Mercado Público

Horário: 9 horas

Local: Pátio de Máquinas da Prefeitura

Avenida José Maria de Brito, 459