Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Fórum debate expansão do plantio direto nos municípios do Oeste do PR
Tamanho da letra
03/05/2016
A técnica de manejo de solo com o mínimo impacto de máquinas agrícolas, como tratores e arados, conhecida como Plantio Direto, será tema do Fórum de Inovação do Agronegócio Oeste do Paraná 2016, nesta quinta-feira (5), a partir das 8h30, na Associação dos Engenheiros Agrônomos, em Cascavel.
 
O evento é promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, com o apoio da Itaipu. O objetivo é levantar as demandas do setor relacionadas às tecnologias envolvidas, como, por exemplo, a agricultura de precisão.
 
Com o suporte da Itaipu, o plantio direto é aplicado na região há 15 anos. No início, o projeto-piloto foi implantado nos 16 municípios lindeiros ao reservatório da usina, avançando em seguida para as 29 cidades da Bacia do Paraná 3. Agora, como ação integrante do POD, será levado para os 54 municípios do Oeste.
 
“São mais de 15 anos de trabalhos que resultaram em melhorias na qualidade do solo, mais produtividade e rentabilidade ao produtor”, explicou João José Passini, representante da Itaipu no Oeste em Desenvolvimento.
 
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site: www.febrapdp.org.br
 
Programação
 
8h30 – Abertura
 
9h – Tendências na Agricultura, por Alfonso Sleutjes da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP
 
9h20 – Palestra da Organização das Cooperativas do Paraná
 
10h35 – Sistemas bioativos de produção – Equilíbrio dos atributos do solo por meio do uso adequado de plantas e rotação de culturas, por Ademir Calegari, do Instituto Agrônomo do Paraná (IAPAR) 
 
11h15 - Índice de Qualidade Participativo do Plantio Direto
 
13h35 – Elaboração de Objetivos
 
15h15 – Plano de Ação para alcançar os objetivos
 
17h – Encerramento
 
Oeste em Desenvolvimento
 
Lançado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento é uma iniciativa que une mais de 40 instituições, entre elas, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Sebrae/PR, Caciopar, Amop, Emater e Fiep, além de cooperativas e instituições de ensino superior.
 
O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico do Oeste do Paraná por meio de ações integradas e com foco nas potencialidades regionais.
 
Atua sobretudo nas áreas de infraestrutura e logística, pesquisa e desenvolvimento, crédito e fomento, capital social e cooperação, e energias limpas e renováveis.
 
Mais informações pelo site www.oesteemdesenvolvimento.com.br.