Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Encontro em Foz analisa gases de efeito estufa
Tamanho da letra
02/10/2007

O Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, sedia nesta quinta-feira (dia 4) e na sexta-feira  o "II Workshop sobre Emissão de Gases de Efeito Estufa em Reservatórios", uma iniciativa da Unesco que conta com o apoio do Banco Mundial, da Itaipu Binacional e da International Hydropower Association (IHA), entidade internacional que tem como objetivo a promoção da hidroeletricidade sustentável.

 

O encontro dá continuidade ao "I Workshop" que a Unesco realizou em dezembro de 2006, em sua sede, em Paris. A principal conclusão daquele evento foi que o metano é o gás de efeito estufa mais relevante em reservatórios, mas que o assunto necessita ser melhor estudado, pois ainda é pouco conhecido.

 

O workshop reunirá cientistas e especialistas do Brasil e do exterior que estudam o tema de emissão de gases de efeito estufa em reservatórios, bem como representantes de diversas entidades nacionais e internacionais interessadas em acompanhar as discussões do assunto.

 

O objetivo é discutir os recentes trabalhos científicos realizados na área, identificar as informações que podem ser consolidadas até o momento sobre o tema e indicar os futuros caminhos de pesquisa para complementação do conhecimento necessário.

 

Entre os cientistas nacionais que participarão do evento estão, por exemplo, Luiz Pinguelli Rosa, atualmente diretor da Coppe-UFRJ, e André Cimbleris, de Furnas Centrais Elétricas.

 

Pinguelli Rosa é um cientista de renome internacional, sendo um dos primeiros a chamar a atenção para questão da emissão de gases de efeito estufa em reservatórios. Ele e sua equipe têm realizado medições de emissões de gás carbônico e metano em reservatórios de todo o Brasil por longos anos, contribuindo para o conhecimento do fenômeno, além de ter participado ativamente das discussões sobre aquecimento global como membro do IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

 

Cimbleris é o coordenador do estudo de grande amplitude e longa duração sobre emissão de gases de efeito estufa em reservatórios que Furnas Centrais Elétricas tem desenvolvido, com resultados de grande potencial de repercussão nas discussões futuras sobre o tema. Este estudo é o maior e mais completo realizado em território nacional sobre o assunto.

 

O evento contatará também com a presença de eminentes cientistas internacionais, como Frederic Guerin, atualmente no Instituto Max-Planck, na Alemanha; Alain Tremblay, da Hydro-Québec; John Melack, da Universidade da Califórnia – Santa Bárbara; e Yves Prairie, da Universidade de Québec, em Montreal, entre outros.