Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Dataprev lança software na Latinoware 2007
Tamanho da letra
14/11/2007

A partir de hoje, está disponível no site www.softwarepublico.gov.br, do governo federal, o download do programa Cocar, desenvolvido pela Previdência Social. Trata-se de um software de administração de redes de computadores, que permite monitorar o tráfego. “É um programa que desenvolvemos a partir da necessidade de saber o que acontece nos circuitos de rede. Se uma agência está sobrecarregada ou superdimensionada, podemos redistribuir equipamentos para otimizar os serviços de informática”, afirma Márcio Ishikawa, analista de sistemas da Dataprev, empresa de dados da Previdência Social.

 

O lançamento do programa foi feito nesta quarta-feira pela manhã, na 4ª Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware 2007), que se encerra ainda hoje, quarta, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Além de identificar o volume de tráfego nas redes de computadores, o Cocar identifica problemas, como o rompimento de um cabo de fibra ótica, ou mau funcionamento em roteadores e sistemas interligados.

 

O Cocar já está sendo empregado para monitorar os computadores instalados nas 1.300 agências da Previdência Social em todo o país. Segundo Ishikawa, o programa deverá interessar também a outras empresas do governo federal que têm muitos pontos de atendimento, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. “O sistema é bastante flexível e pode ser configurado para acompanhar o tráfego das agências de um estado, de uma cidade ou mesmo de uma única agência. Por essa flexibilidade, ele pode vir a interessar também ao setor privado”, explica o analista.

 

Esse é o segundo software com código aberto que a Dataprev disponibiliza na Internet. O primeiro foi o Cacique, um sistema de inventário cujo desenvolvimento, atualmente, está nas mãos de programadores da comunidade de software livre. “Esperamos que com o Cocar ocorra a mesma coisa, o que seria fantástico”, completa Ishikawa.