Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Aulas da Unioeste no PTI começam nesta segunda-feira
Tamanho da letra
23/02/2007

Começa nesta segunda-feira (26), o ano letivo para cerca de 750 alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que têm aulas no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).  Para receber os acadêmicos, o PTI está preparando uma programação especial, com palestras, gincana e atividades culturais.

 

Batizada de “Semana Mágica”, a programação de volta às aulas dos alunos da Unioeste começa na segunda-feira, às 10 horas, na Barreira de Controle da Itaipu. Os alunos serão recepcionados por malabaristas e acrobatas da Trupe Luz da Lua e Cia do Corpo. No PTI, os acadêmicos vão participar de diversas atividades, como plantio de árvores, gincana, jogos esportivos e show com a bateria da Escola de Samba de Três Lagoas. As atividades serão realizadas durante toda a semana, nos intervalos das aulas.

 

Dentro da programação de volta às aulas, também será promovida uma semana de cinema alternativo. No total, 12 filmes de curta-metragem serão exibidos no Auditório César Lattes até sexta-feira. Alguns deles foram premiados em festivais de cinema, como o alemão “Busby”, que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Animação de Hiroshima, em 1998, e o curta russo “Gagarin”, indicado para o Oscar de melhor animação, em 1995.

 

Espaço acadêmico

 

Desde o ano passado, o Centro de Engenharia e Ciências Exatas da Unioeste está instalado no espaço acadêmico do PTI. À disposição dos estudantes existem salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios de Química, Preparo/Fornos, Metalografia, Materiais, Metrologia, Automação Industrial, Robótica, Simulação, Controle de Processos, Circuito, Instalações Elétricas Industriais, Máquinas Industriais, Física, Matemática e Computação.

 

Durante o curso de graduação, os acadêmicos também têm a oportunidade de participar dos grupos de pesquisa apoiados pelo PTI. Na dependência do Parque estão instalados vários grupos de pesquisa, como o Grupo de Análise e Controle em Sistemas Elétricos de Potência (GAC-SEP), o Laboratório de Bioinformática (LABI), o Laboratório de Simulação em Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (SIMULAB), o Laboratório de Materiais (LAMAT), o Grupo de Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas à Educação (DETAE), Grupo de Estudo e Pesquisa em Redes de Computadores, o Grupo de Automação Industrial e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Software Livre.