Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Agricultores de Toledo recebem Planos de Controle Ambiental
Tamanho da letra
02/08/2007

Os proprietários rurais das microbacias dos rios Toledo e Lopeí, de Toledo, tiveram um dia muito especial na última quarta-feira. Eles receberam da Itaipu os PCAs (Planos de Controle Ambiental) de suas propriedades – resultado de levantamentos feitos conjuntamente por acadêmicos da Unioeste e da Fasul, de Toledo, e técnicos da Itaipu. Foram entregues 187 PCAs para 153 proprietários, sem nenhum custo.

 

O PCA apresenta o diagnóstico da propriedade e indica as providências necessárias para adequá-la às exigências da legislação. Dentro do que preconiza o programa Cultivando Água Boa, primeiramente são realizadas em cada microbacia as ações coletivas de correção de passivos ambientais, mas a obra só se completa com as ações corretivas em cada propriedade.

 

Os problemas mais comuns estão nas instalações pecuárias (pocilgas, aviários, estábulos). As ações coletivas e individuais são complementares e seu objetivo é tornar cada propriedade legal e ecologicamente correta, além de economicamente sustentável. Com o apoio oferecido pela Itaipu, o proprietário não fica sozinho com seus problemas, mas conta com parceria e solidariedade e tem menores custos para se adequar à legislação ambiental e construir a sustentabilidade.  O diagnóstico e o projeto executivo teriam um custo pesado para o agricultor.

 

“É de importância vital a estruturação e o manejo das propriedades rurais de acordo com as melhores técnicas e práticas preconizadas pela ecologia, para a construção de um meio ambiente sadio, uma vida saudável para todos os seres, uma economia próspera e um desenvolvimento sustentável”, afirma o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich. E acrescenta: “por isso, cremos que para o agricultor esse é um momento marcante, uma ocasião privilegiada de promover as melhorias necessárias na sua propriedade e assim fazer sua parte na edificação de um ambiente pródigo para si mesmo, sua família e toda a comunidade de vida da qual faz parte”.

 

Equipamentos

 

No mesmo ato, Itaipu, de acordo com convênio de cooperação com o município de Toledo, entregou à comunidade da microbacia do rio Toledo os seguintes equipamentos: 8 caixas d’água com capacidade para 15 mil litros cada; 4 moto-bombas; 2 espalhadores de adubo orgânico sólido com capacidade para 6 mil quilos cada; 2 espalhadores de adubo orgânico líquido com capacidade para 4 mil litros cada; e 1 caixa d’água para instalação de um abastecedouro comunitário para a comunidade do distrito de Novo Sarandi.

 

Recuperação de parque urbano 

 

Durante a solenidade, também foi assinada autorização para o início da recuperação do parque urbano da nascente da Sanga Pinheirinho, que será realizada em parceria pela Itaipu, Prefeitura de Toledo e Banco Real. 

 

Novo convênio 

 

Foi assinado, ainda, novo convênio entre Itaipu, Prefeitura e demais parceiros para as ações conservacionistas de água e solo da microbacia da parte média do Rio Toledo (na primeira etapa as ações foram realizadas na parte alta). O novo convênio prevê a adequação de 10,84 km e cascalhamento de 11,25 km de estradas, construção de 10 mil metros de terraços de base larga, fornecimento de quatro espalhador de dejetos orgânicos e oito abastecedouros comunitários, destinação de uma tonelada de embalagens de agrotóxicos, instalação de 10 km de cerca de proteção da mata ciliar e reconstituição de 9 ha de mata ciliar.
 

O investimento total será de R$ 545.058,00 (46,7% a cargo da Itaipu e 53,93% a cargo da Prefeitura e demais parceiros).