Turismo
X Games consolidam Foz do Iguaçu como destino internacional de esportes
21/04/2013
Primeira sede dos X Games na América Latina, Foz do Iguaçu se confirma agora também como destino dos esportes de ação. A edição brasileira foi sucesso de público e de crítica. Durante quatro dias, a fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina respirou adrenalina pura na carona de skatistas, ciclistas, motociclistas e pilotos arrojados. Imagens dos principais pontos turísticos da região e das arenas montadas na cidade percorreram o mundo inteiro pela ESPN Internacional, organizadora dos jogos, e também pela imprensa especializada em esportes. Os principais veículos de comunicação acompanharam e repercutiram as competições. Ainda não existe um balanço oficial, mas o evento foi muito elogiado pelos apresentadores, comentaristas, atletas e espectadores dos X Games. Tanto a infraestrutura das arenas, quanto o sistema de transporte e de segurança especial montado para o atendimento do evento esportivo, foram de alto nível. Nenhum incidente grave foi registrado. “Começamos com o pé direito; temos muito que melhorar nas próximas edições. A chegada dos X Games no Brasil foi marcada por recordes de público local e de audiência internacional da ESPN”, disse Marcelo Dória, presidente da Brunoro Sport Business, organizadora dos jogos no Brasil. Segundo Dória, os atletas ficaram maravilhados com a receptividade dos iguaçuenses e com a beleza da cidade. “O evento aconteceu em perfeita sintonia com Foz do Iguaçu. Estamos todos felizes, todo mundo adorou”. Mais de 2,5 mil pessoas trabalharam no evento, entre contratados e voluntários. Cenário sem igual O cenário não poderia ser mais perfeito para colocar definitivamente o Brasil num lugar de destaque como sede na América Latina dos jogos radicais. É um destino que o mundo inteiro vai querer ver. Mas os números vão além dos elogios. Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, o sucesso dessa primeira edição local dos X Games serviu para mostrar que o Brasil está preparado para grandes eventos, como a Copa do Mundo. “Foi bom para Foz, mas, com certeza, foi ainda melhor para a ESPN e para o país inteiro”. E complementou: o município de Foz fez todos os esforços para garantir os X Games na cidade. E, para isso, contou com a parceria da Itaipu Binacional, do governo federal e do governo do Estado. “Foz mostrou união, organização e capacidade de realização”. “Os X Games, diferentemente da Copa do Mundo e das olimpíadas, representam mais que um evento de esportes radicais. É um movimento mundial. Indica tendência de comportamento e atitudes e conectou Foz com esse movimento”, disse o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, que também preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística de Foz do Iguaçu, o Fundo Iguaçu. Para Piolla, “Foz está preparada para as próximas edições”. Na avaliação do empresário Marcelo Valente, da Loumar Turismo, empresa oficial responsável pela venda de ingressos dos X Games em Foz, o evento superou todas as expectativas. “Muita gente que desconhecia a dimensão da competição se surpreendeu positivamente. Dois terços dos ingressos foram vendidos para moradores de Foz e região e um terço para turistas”, disse. A tendência, segundo Valente, é que essa situação se inverta nas próximas edições. Outra observação, ainda segundo o empresário, é que o público que veio a Foz para assistir aos jogos tem um perfil diferente do que a cidade está acostumada a receber. É gente que realmente gosta de esporte de ação. No evento, o que se viu foi esse público e famílias inteiras acompanhando os filhos nas competições. |