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Tecnologia
Veículo elétrico encerra viagem de 20 mil quilômetros
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16/08/2011

A primeira viagem de longa distância de um veículo brasileiro 100% elétrico chegará ao fim nesta quarta-feira (17), em Foz do Iguaçu. O protótipo do Projeto Veículo Elétrico (VE) da Itaipu, modelo Palio Weekend, chegará à usina às 9 horas , após rodar 20.400 quilômetros pelas três Américas, passando por 15 países.

A expedição, chamada Zero-Emission, comandada pelo jornalista Paulo Rollo, partiu de Los Angeles, na Califórnia (EUA), no dia 9 de abril, e fechará o percurso no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, o Galpão G5 da Itaipu.

previsão é que o VE passe pela Barreira de Controle às 9 horas, siga para o Mirante Central, Mirante do Vertedouro, até chegar ao G5, para apresentação do veículo e coletiva de imprensa. Participarão da entrevista Paulo Rollo e o coordenador brasileiro do Projeto VE, engenheiro Celso Novais.

Além de Estados Unidos e Brasil, o roteiro incluiu México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Paraguai e Argentina.

No caminho, o VE enfrentou condições extremas de piso e de temperaturacomo o forte calor de 45ºC da região da Baixa Califórnia, no México, até o frio intenso de -17ºC no extremo norte do Chile, na região da Cordilheira dos Andes.

De acordo com Paulo Rollo, o veículo elétrico respondeu 100% ao desafio e não apresentou qualquer problema nos 128 dias de viagem. “Enfrentamos neve, cascalho, barro, e o VE se comportou muito bem. Está inteiro”, afirmou.

As maiores dificuldades, segundo ele, foram a burocracia aduaneira da América Central, a falta de sinalização das rodovias e a baixa qualidade do asfalto.

A ideia inicial era percorrer 25 mil quilômetros, mas a expedição teve de abortar o trecho da Patagônia, primeiro devido às cinzas do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no Chile; depois, por causa da neve que se acumulou na estrada.

Ainda segundo o jornalista, em média a expedição rodou 300 quilômetros a cada 30 horas. Um dos desafios era a capacidade da bateria, com autonomia de 100 quilômetros e oito horas de tempo de recarga – o que exigia paradas constantes para que o veículo continuasse rodando.

No balanço final, o VE conseguiu rodar em média 84 quilômetros por carga, oscilando de 58 quilômetrostrechos com muitas subidas, por exemplo, que exigia mais da bateriaaté 141 quilômetros.

Paulo Rollo revelou também que, dos mais de 20 mil quilômetros da viagem, o VE foi rebocado apenas por 34 quilômetros – com trechos que variaram de 200 metros até no máximo 4 quilômetros“Usávamos a bateria até o fim e o reboque era necessário até achar uma tomada ou levar o veículo para um lugar seguro, para ligar o gerador do motorhome [veículo de apoio da expedição]”, explicou.

Para Celso Novais, a expedição foi importante para atestar a robustez do protótipo. “Até hoje, a maior viagem que tínhamos feito com o veículo elétrico foi até a Assunção [em 2009]”, apontou. “Agora, ficou provado que ele está preparado para ir muito mais longe”.

Novais acrescentou que todos os dados registrados durante a expedição serão cuidadosamente avaliados para que eventuais ajustes no veículo. “Essa viagem é um grande insumo para o nosso projeto”, afirmou.