Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Universidade Corporativa da Itaipu retoma trabalhos com encontro sobre gestão do conhecimento
Tamanho da letra
14/11/2023
A Itaipu relançou, na tarde desta segunda-feira (13), a Universidade Corporativa da Itaipu (UC), em uma solenidade no Auditório Integração, na Central Hidrelétrica Itaipu. O objetivo é aperfeiçoar a gestão do conhecimento produzido nas várias atividades desenvolvidas pela Binacional, como ações nas áreas técnica e ambiental, entre outras.
 
Além da retomada dos trabalhos da UC, o evento foi o 1º Encontro Gestão do Conhecimento Mais que Energia, que contou com a participação de representantes de universidades corporativas de outras empresas, como Petrobras e ENBPar, que apresentaram suas estratégias de gestão e difusão do conhecimento, educação corporativa e pesquisa e inovação.
 
 
Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, uma empresa pública como Itaipu detém conhecimento que também é público, ou seja, pertence aos povos do Brasil e do Paraguai. “Nós, do setor público, não somos os donos da informação. Os dados pertencem à população”, afirmou. Para ele, todo o conhecimento precisa ser aplicado em ações concretas na empresa ou fora dela, sempre pensando no bem da sociedade. 
 
O diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha, acredita que a gestão do conhecimento de uma empresa precisa seguir dois princípios: o engajamento da alta liderança e a criação de uma cultura interna. “O engajamento da liderança comprovamos hoje, com a participação em peso de nossa diretoria. Agora, temos o desafio de engajar também os empregados”, considerou.
 
Além e Enio e Iggor, prestigiaram a solenidade os diretores Luiz Fernando Delazari (jurídico), Carlos Carboni (Coordenação), Renato Sacramento (técnico executivo) e o diretor técnico, Hugo Zarate, representando a diretoria paraguaia. Também estiveram presentes o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), Irineu Colombo; o diretor executivo do PTI-PY, Carlos Mercado; e os coordenadores da Universidade Corporativa, Ariel Scheffer da Silva (Brasil) e Gregorio Jose Maria Arguello (Paraguai).
 
Após a abertura, o sócio-diretor da Impakt Consultoria, Beto do Valle, ministrou a palestra “A Gestão do Conhecimento da Estratégia da Empresa”. Esta foi a primeira atividade do recém-criado "Diálogos do Conhecimento", programa que acontecerá todo mês, com uma série de apresentações, entrevistas e seminários de temas estratégicos para a Itaipu e sociedade. Será também o espaço para empregados(as) da Itaipu divulgarem conhecimentos desenvolvidos no âmbito de suas atividades na empresa.
 
Universidade Corporativa da Itaipu
 
A Universidade Corporativa da Itaipu foi criada em 2006, na época da instalação das duas últimas unidades geradoras da usina hidrelétrica. A partir daí, a UC focou em pesquisa na área técnica e, depois, para outras áreas. A retomada da UC tem o objetivo de apoiar a pesquisa, a gestão do conhecimento e se posicionar de forma estratégica para empresa.
 
“A Universidade é uma articuladora dessas três temáticas – pesquisa e desenvolvimento, gestão do conhecimento e educação corporativa”, afirmou Ariel Scheffer. Segundo ele, a Itaipu tem vários saberes espalhados, que podem se perder com a aposentadoria dos empregados. A UC faz a curadoria e gestão desse conhecimento, e deixa disponível para sociedade e para própria empresa.