Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Unise começa a operar em janeiro
Tamanho da letra
20/07/2009

A sexta “imersão” do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Pessoas do Sistema Eletrobrás, concluída na última sexta-feira (17), na Itaipu, resultou em significativos avanços na formatação da Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás (Unise). Além de determinar o modelo de governança da instituição, que vai capacitar empregados das empresas do sistema, a equipe também definiu a data de início das operações da futura universidade: janeiro de 2010. “O lançamento será um pouco antes, em novembro deste ano”, revelou Valdemar Freitas, coordenador do trabalho.

           
Segundo Elizete Medeiros, gerente do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (RHD.AD) e representante da Itaipu no grupo, a Unise vai unificar as práticas de educação corporativa que estejam de acordo com a política de unificação do Sistema Eletrobrás. “Aquilo que for estratégico para toda a holding, como as competências gerais dos 27 mil empregados do sistema, será atendido pela Unise”, explicou Elizete.

 


Grupo de trabalho debateu o modelo de governança  da Unise, como constituição, cargos e áreas de atuação, entre outros
Em seis encontros, o grupo de trabalho já superou barreiras significativas, como as diferenças de cultura organizacional entre as empresas associadas. “A principal dificuldade agora é chegar a um modelo de funcionamento e determinar como isso vai chegar a todo o conjunto de empregados; para isso, estamos vendo algumas soluções online”, afirmou a gerente.

 

Outro desafio a vencer, de acordo com Elizete, é decidir como a Unise irá disseminar as culturas e valores da holding como um todo, de forma que empregados da Itaipu, Chesf e Furnas, por exemplo, se sintam também pertencentes ao quadro do Sistema Eletrobrás. “Talvez esse seja o maior desafio: entender e difundir a nova identidade cultural que o sistema precisa ter para alavancar sua vantagem competitiva”, disse Elizete.

  

Os grupos de trabalho

  

O Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Pessoas do Sistema Eletrobrás, formado em março deste ano, é composto por cerca de 30 profissionais de RH, mais especificamente das áreas de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa das empresas do sistema. A equipe troca experiências de gestão com dois objetivos básicos: elaborar os moldes para a implantação da Unise e unificar as políticas e práticas de RH. Há, ainda, outros grupos técnicos formados por representantes de todas as empresas da holding trabalhando com os temas desenvolvimento e gestão por competências; engenharia de segurança e medicina do trabalho; benefícios; educação corporativa; administração geral de pessoal; sistema de gestão de desempenho (SGD) e PCR.