Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Unioeste, OAB-PR e Amatra prestam homenagem a Edésio Passos
Tamanho da letra
22/11/2012

O diretor administrativo de Itaipu, Edésio Franco Passos, recebeu, nesta quarta-feira (21), no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu, uma homenagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) pelos 50 anos dedicados à advocacia.   As entidades também lembraram a luta de Edésio pela redemocratização do País e pela defesa dos direitos dos trabalhadores.

A homenagem foi feita durante a abertura daedição da JurisciênciaMostra Científica de Direito da Unioeste. O evento prossegue até sexta-feira (23) no Recanto Park Hotel. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o diretor Jurídico, Cezar Ziliotto, e o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, participaram da cerimônia.

coordenador da mostra, Marcos Vinícius Affornali, disse que Edésio é exemplo de conhecimento jurídico e comprometimento com as causas sociais. “Ele é um mestre. Temos muito a aprender e socializar com este profissional”, afirmou.

Agradecimento

Acompanhado dos filhos André e Ana Beatriz Passos, Edésio agradeceu a homenagem e dedicou o reconhecimento aos colegas advogados e aos professores que lutaram pelos trabalhadores, pelas causas sociais e pela democratização.

O diretor de Itaipu lembrou que começou a carreira profissional como jornalista, foi preso durante o último período de ditadura no País e, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT).

Na época, segundo ele, os advogados recém-formados tinham duas escolhas: ser juiz ou promotor. “Optei por advogar e defender os trabalhadores”, relembrou o homenageado.

Para Jorge Samek, trabalhar com Edésio Passos é um privilégio. “Conheci o Edésio quando ingressei na faculdade, em 1973. Uma época em que se lutava pela democracia. E ele era o grande líder e nossa referência”, relatou.
 
Anos mais tarde, começaram a militar juntos na política; em 2003, ingressaram na Itaipu. “Sempre tive o Edésio como uma bússola. Aprendo todos os dias com ele. Um exemplo de pessoa que luta pela justiça social”, disse Samek.
 
50 anos

A ideia de homenagear os 50 anos de advocacia de Edésio Passos foi do filho, o advogado André Passos. Durante quase um ano, uma equipe de pesquisadores e jornalistas dedicou-se a escrever a história do diretor de Itaipu, entrevistando personalidades que acompanharam sua trajetória.

O resultado é um documentário que pode ser conferido no site www.edesio50anos.com.br, além de um livro de 220 páginas lançado pela editora Banquinho.

Após a publicação do livro, em abril, Edésio foi homenageado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em agosto, ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade de Ciências Sociais do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc).

Em Londrina

No último dia 15, no Teatro do Crystal Palace Hotel, em Londrina, Edésio Passos também foi homenageado na festa de 25 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná.

Na cerimônia, o presidente do sindicato, Ayoub Hanna Ayoub, destacou a trajetória de lutas de Edésio e lembrou que advogadoque também é jornalistaajudou na fundação da entidade, prestando assistência jurídica gratuita e encaminhando demandas dos profissionais da região. Edésio foi representado na festa pelo filho André Passos.