Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Uma catadora em Paris: Coleta Solidária vira exemplo mundial
Tamanho da letra
11/10/2013

Até anos atrás, essa situação seria pouco provável. Em 2010, a catadora Viviane Mertig, da Bacia do Paraná 3, tornou-se embaixadora do projeto Coleta Solidária na Europa: viajou a Paris, na França, para inspirar a capital francesa, uma das cidades mais bonitas e visitadas por turistas do mundo inteiro, a adotar uma metodologia baseada na experiência brasileira de reciclagem.

O convite a Viviane representou um marco na vida dela e também para a função de catador, até então estigmatizada. Viviane virou palestrante e disseminadora da importância da atividade. Ganhou o mundo. A história dela e o caso de sucesso do programa Coleta Solidária serão apresentados na 2ª edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que acontece em Foz do Iguaçu, de 29 de outubro a 1º de novembro.

O Fórum reunirá no Brasil especialistas de todo o mundo que vão discutir estratégias para o desenvolvimento econômico local, considerado uma das principais formas de gerar emprego e renda na visão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que está promovendo o evento, em conjunto com o Fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae.

São esperados para o evento 3.500 pessoas, entre chefes de Estado, representantes de governos, setor privado, universidades e organizações da sociedade civil de 65 países de todo o mundo. Ao todo, 43 painéis abordarão temas ligados à promoção do desenvolvimento econômico local, como a apresentação de casos de sucesso, os desafios para a criação de planos de desenvolvimento local, a formação de arranjos produtivos, a capacitação e o papel das instituições de ensino, parcerias público-privadas e o papel de agências de desenvolvimento, entre outros.

Viviane e o Coleta Solidária

Viviane Mertig, que preside a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (Coaafi), participou na França do seminário Brasil em Movimento, promovido pela L’Association Autres Brésils à Confluences. Ela viajou a convite da ex-primeira-dama da França Danielle Mitterrand, que na época era presidente da Fundação France Libertes.

Foz do Iguaçu foi a primeira cidade onde foi implantada a metodologia do Programa Coleta Solidária, criado pela Itaipu Binacional. Segundo esta forma de trabalho, os catadores locais organizados recebem da Itaipu carrinhos, uniformes e capacitação.

Em parceria com as prefeituras, o programa se expandiu progressivamente para os 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 3 (BP3), área de atuação da usina, e hoje está presente em 60 municípios paranaenses, inclusive na região metropolitana de Curitiba e no Norte do Estado. No total, o projeto reúne mais de mil agentes, dos quais 650 na BP3 e o restante nas demais regiões.   

O Coleta Solidária integra o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), hoje um dos mais atuantes e articulados movimentos sociais no País. O movimento, que surgiu da articulação de centenas de grupos de catadores em todo o Brasil, é considerado um exemplo por sua capacidade de organização e mobilização coletiva.

Ações do CAB

O Coleta Solidária foi lançado em 2003 como uma das ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB), desenvolvido pela Itaipu Binacional em favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. A proposta do Coleta Solidária é aumentar a renda dos catadores de materiais recicláveis, formar cooperativas e transformar a atividade em profissão.

O Cultivando Água Boa é um movimento de participação permanente, que envolve a atuação de aproximadamente 2 mil parceiros, entre organismos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas. O CAB reúne mais de 20 programas e 65 ações fundamentadas nos principais documentos planetários e atua na região da BP3.

As ações vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.