Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Tuto Marchand: Brasil vence Rep. Dominicana e está a uma vitória do tri
Tamanho da letra
25/08/2011

O Brasil venceu a República Dominicana por 70 a 64, no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, na noite desta quinta-feira (25), pela segunda rodada do Torneio Internacional Eletrobras de Basquete – Copa Jenaro Tuto Marchand 2011. Na partida preliminar, Porto Rico venceu o Canadá por 74 a 63. A exemplo da estreia, na quarta (24), o público novamente compareceu em grande número para incentivar a seleção anfitriã. O evento tem o apoio da Itaipu.

A decisão acontece nesta sexta (26), com a última rodada da competição, que terá as disputas entre Canadá e República Dominicana, às 19 horas, e Brasil e Porto Rico, às 21h15. Se vencer, o Brasil, que já foi campeão das duas primeiras edições do torneio (em 2007 e 2009), ficará com o tricampeonato. Se perder, Porto Rico leva a taça. A copa é etapa preparatória para o Pré-Olímpico de Londres 2012, que será realizado de 30 de agosto a 11 de setembro, em Mar del Plata, na Argentina.

Ao contrário do jogo contra o Canadá, a seleção brasileira passou por dificuldades contra os dominicanos. Errando muitos lances livres e sem a mesma firmeza defensiva da estreia, o Brasil viu o adversário fazer mais pontos no primeiro (18 a 13) e terceiro (16 a 11) quartos. A vitória suada foi decidida no segundo quarto, vencido pelos brasileiros por 28 a 12. A última etapa da partida terminou empatada em 18 a 18. Ao final, uma vantagem de seis pontos e a convicção de que ainda há o que melhorar para conquistar uma vaga em Londres.

"Gostaria de estar ali"

Pela arquibancada do Ginásio Costa Cavalcanti era fácil perceber a admiração, espanto e o olhar de quem sonha acordado ao presenciar jogadas só vistas antes pela TV. Para a grande maioria, a disputa da Copa Tuto Marchand em Foz é a oportunidade de assistir pela primeira vez a uma partida de basquete de alto nível, profissional, entre seleções. Se destacava pelo entusiasmo um pequeno grupo de jovens amigos, alunos do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, do centro de Foz.

Há dois meses eles formaram um time de basquete para disputar uma competição intercolegial. Conquistaram o segundo lugar e uma grande aspiração. “Gostaria mesmo de, um dia, poder estar ali”, diz Marcos Aranha, de 13 anos, apontando para a quadra novinha do Costa Cavalcanti. Questionados sobre o que mais gostam ao assistir a um torneio como o Tuto Marchand, a resposta vem em coro: “As enterradas”.

Presença ilustre

Sentado em um cantinho do ginásio, um ilustre convidado passou despercebido por quase todos. Era ninguém menos que o porto-riquenho Jenaro Tuto Marchand, homenageado em vida com o nome do torneio. O ex-atleta, árbitro e dirigente que dedicou sua vida ao basquete curtiu cada momento dos jogos desta quinta. E se disse feliz pelo reconhecimento. “Depois de 60 anos voltados ao basquete, parece que me querem muito bem. Me sinto orgulhoso”.