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Turismo
Turismo de Itaipu é o primeiro do País a receber o selo ISO 9001
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06/02/2012

Os atrativos turísticos oferecidos pela Itaipu Binacional são os primeiros do País a receber o selo internacional de qualidade ISO 9001:2008. O documento foi emitido nesta quinta-feira (2) pelo Grupo BSI, uma das certificadoras oficiais da norma, e atesta a boa gestão e operação do Complexo Turístico Itaipu (CTI).

Para ser certificada, a instituição precisa seguir uma série de normas técnicas que determinam padrões de qualidade, estabelecidos pela ISO, sigla paraorganização não-governamental International Organization for Standardization. No caso dos atrativos de Itaipu, o foco é o atendimento e satisfação dos clientes.

“Somos o primeiro atrativo turístico do Brasil a obter essa certificação. A gestão e a operação do turismo na Itaipu deram um salto de qualidade. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”, disse o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e responsável pelo turismo da empresa, Gilmar Piolla.

A auditoria de certificação ocorre em duas fases. A primeira abrangeu a análise documental e a verificação do envolvimento da alta direção e equipe com a qualidade, etapa cumprida nos dias 15 e 16 de setembro de 2011. Na segunda fase, feita entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro do ano passado, o auditor do BSI foi a campo para analisar o atendimento.

O passo inicial para o sistema de gestão da qualidade do CTI foi dado em 2009. A primeira iniciativa foi a adoção da metologia de trabalho “5S” - cinco palavras japonesas - Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke. No CTI, essas palavras estabelecem critérios de utilização, ordenação, limpeza, saúde e higiene e autodisciplina.

Outras ações adotadas para monitorar e melhorar qualidade dos serviços são pesquisa de satisfação dos clientes e o investimento em mão de obra qualificada. “Esse certificado significa que atingimos um outro patamar de qualidade em atendimento. Isso é motivo de muito orgulho e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade”, avaliou a gerente geral do CTI, Jurema Fernandes.

Desde 2007 – após a implantação do novo modelo de gestão do turismo, com a valorização dos atrativos e a cobrança de ingresso – o CTI atendeu mais de 2,5 milhões de visitantes. A demanda de turistas cresce em média 5% ao ano.