Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Turismo da Itaipu fecha agosto em alta e terá operação especial no feriado da Independência
Tamanho da letra
04/09/2023

A visitação aos atrativos turísticos da margem brasileira da Itaipu Binacional teve um aumento de 22% em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado. A usina recebeu 34.635 visitantes, ante 28.456 no período anterior, conforme dados do Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do setor.


Iluminação da barragem terá sessão extra. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu.

No acumulado, a alta é de 32,5%, com o atendimento de 334.422 turistas ante 252.456 até agosto de 2022. Para o feriado prolongado da Independência do Brasil, de quinta-feira (7) até domingo (10), a expectativa é de alta. O CTI preparou uma operação especial para atender ao aumento da demanda, com reforço de equipe e inclusão de novos horários.

A gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu, Aline Teigão, aposta que o bom momento do turismo em Foz do Iguaçu irá refletir na movimentação da usina, durante o feriado. “Os dados da hotelaria apontam cerca de 80% de ocupação. No CTI esperamos receber mais de 8,5 mil visitantes”, disse.

Novidades

No dia 7 de setembro haverá uma sessão extra do Itaipu Iluminada. Normalmente o passeio é oferecido aos sábados e domingos, às 19h. Também durante todo o mês de setembro, aos finais de semana, haverá como opção o Itaipu Iluminada com jantar “all inclusive”, com entrada, prato principal, bebidas e sobremesa

O Itaipu Iluminada permite apreciar, do Mirante Central, a barragem totalmente iluminada e, antes disso, assistir a uma apresentação musical temática, com músicas da fronteira.

O jantar (opcional) acontece no histórico Restaurante dos Barrageiros, com a participação de ex-operários da usina, que trabalham hoje como guias, contando “causos” da época da construção da barragem.

Em alusão ao Setembro Amarelo, três edificações da usina estarão iluminadas com a cor amarela, símbolo da campanha de prevenção ao suicídio: as calotas do Parque da Piracema, o monumento da Unila e a fachada do Centro de Recepção de Visitantes (CRV).

Números de agosto

Os passeios do CTI de maior destaque continuam sendo o Itaipu Panorâmica, que recebeu em agosto 23.670 pessoas, ante 19.533 no mesmo período de 2022. Já o Itaipu Especial (com roteiro dentro e fora da usina) atendeu 5.418 pessoas, ante 3.846 visitantes em agosto do ano passado. No Refúgio Biológico, o movimento foi de 3.897 pessoas, superando o mesmo período do ano passado, com 3.538 pessoas.

Gratuidade

Moradores dos municípios lindeiros e vizinhos da fronteira não pagam entrada nos passeios Itaipu Panorâmica e Refúgio Biológico Bela Vista, mediante comprovação de moradia e agendamento prévio. No passeio Itaipu Especial, o desconto é de 50%. As reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (45) 99131.9119.

Os municípios lindeiros são: Diamante d'Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Também estão inclusos os vizinhos do Paraguai: Ciudad del Este, Hernandárias, Minga Guazú e Presidente Franco.

Mais informações sobre passeios e ingressos em www.turismoitaipu.com.br.