Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Travessia de peça gigante da Petrobras foi reprogramada para quinta (15)
Tamanho da letra
14/08/2013

Foi reprogramada para esta quinta-feira, dia 15, a travessia do reator da Petrobras via reservatório de Itaipu. O horário não foi informado pela empresa responsável, mas o transbordo deve ter início às 10h.

A peça de 760 toneladas, que será usada numa fábrica de fertilizantes da Petrobras, no Mato Grosso do Sul, está atracada na prainha de Três Lagoas, em Foz do Iguaçu.  O reator veio do Japão e tem como destino final a cidade de Três Lagoas (MS).

Outros dois componentes do mesmo conjunto de 13 peças da Petrobras – um reator de ureia e um condensador – devem seguir o mesmo destino no próximo sábado. Essas duas peças estão no Porto Belo, na área de Itaipu.O transbordo do reator de amônia, a terceira e maior peça de um conjunto de 13 unidades que a Petrobras está implantando numa fábrica de fertilizantes no Mato Grosso do Sul (MS), que seria feito nesta segunda-feira, dia 12, só deve acontecer na quarta-feira, dia 14, às 10h.

Deslocamento em Foz

Uma megaoperação, envolvendo a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros, foi montada para o transporte das peças, em Foz do Iguaçu, para vencer o desnível de 120 metros entre o Rio Paraná e o reservatório da Itaipu. O trabalho está recebendo o apoio da binacional.

No deslocamento do ponto de desembarque, no Porto Belo, até o terminal de embarque de Três Lagoas, no reservatório, fios de alta tensão precisam ser desligados. Por onde passa, o carregamento das peças chama a atenção. O trânsito ficou mais lento em alguns locais, mas nenhum incidente grave foi registrado.