Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Torneio em Foz é teste decisivo para o basquete brasileiro
Tamanho da letra
27/04/2011

Desde os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, após ser eliminada pelo dream team norte-americano nas quartas-de-final, a seleção brasileira de basquete masculino não sabe o que é competir em Olimpíada. O novo time brasileiro se prepara para Londres 2012 e fará um teste decisivo em Foz do Iguaçu, entre 24 e 26 de agosto. É a Copa Internacional Eletrobras - Tuto Marchand, o último teste para o Torneio Pré-olímpico das América, de 30 de agosto a 11 de setembro, na Argentina, que define as duas seleções classificadas para as Olimpíadas.

Uma carta de compromisso foi assinada na Itaipu, na noite desta terça-feira (26), oficializando a realização da Copa Tuto Marchand em Foz do Iguaçu. O termo de compromisso foi firmado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Eletrobras, Prefeitura de Foz e Itaipu Binacional em uma solenidade no Mirante Central da usina. Após a cerimônias, os convidados assistiram à Iluminação da Barragem.

"Com a energia de Itaipu, vamos colocar 14 mil Megawatts na seleção brasileira e ela vai se classificar para Londres", afirmou o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho. Para ele, o basquete brasileiro vive um bom momento e pode reconquistar o posto de segundo maior esporte nacional, revivendo a época de Oscar Schmidt e companhia.
    
O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, acredita que o investimento da Eletrobras e de Itaipu no esporte reafirma a responsabilidade social das empresas. "Temos uma preocupação muito grande com a juventude, e não há melhor maneira de cuidar dos jovens do que com educação e esporte".

Cidade dos esportes
    
A Copa vai reunir quatro das maiores seleções de basquete do continente americano: Brasil, Canadá, Porto Rico e República Dominicana. É a oportunidade para inspirar jovens talentos do basquete na cidade.
   
"Foz do Iguaçu se prepara para se tornar um polo esportivo do interior do País", disse o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi. Ele citou o Projeto Basquete do Futuro, em parceria com a CBB para a criação de cinco polos de basquete na cidade e atender 500 crianças de baixa renda.

Segundo o presidente da CBB, Carlos Nunes, a entidade está investindo na interiozação do basquete nacional. "Este é um projeto embrionário, queremos colocar no calendário da confederação um evento de grande porte em Foz do Iguaçu", afirmou. Antes da Copa Eletrobras, vai acontecer um torneio entre equipes de alto nível do Brasil, Argentina e Paraguai, informou.