Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Torneio de Arremesso de Celular arrecada nove toneladas de alimentos
Tamanho da letra
19/09/2023

A 13ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, evento apoiado por Itaipu e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), realizado no domingo (17), no Gramadão da Vila A, foi um sucesso de público e arrecadação. Na categoria masculino adulto, o primeiro lugar ficou com o colega Jefferson Luis Streda, da Divisão de Segurança da Central. O diretor administrativo de Itaipu, Iggor Gomes Rocha, prestigiou o evento.


Foto: Divulgação.

A iniciativa reúne aspectos de solidariedade e sustentabilidade, como preconiza a nova gestão da binacional, além de muita diversão. O campeonato arrecadou cerca de nove toneladas de alimentos não perecíveis em doações de empresas parceiras e com as inscrições no dia. Os alimentos serão repassados para entidades assistenciais de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Céu Azul.

O torneio reuniu 217 participantes. Já a edição especial do passeio ciclístico nas dependências da usina de Itaipu, o Itaipu by Bike, que ocorreu também no domingo, pela manhã, atraiu 296 ciclistas. Para inscrição em qualquer uma das duas atividades, era preciso doar dois quilos de alimentos.

Resultado

Os celulares velhos voaram longe. Na categoria masculino adulto, Jefferson Luis Streda, da Segurança Empresarial de Itaipu, ficou em primeiro lugar com o arremesso a 78,6 metros de distância. Em segundo lugar, Sérgio Cândido de Souza, com 76,3 metros. Na terceira posição ficou Franck Rodrigues de Souza, com 76,2 metros.

As mulheres também fizeram bonito. Na categoria feminina adulta, Karina Galhardes jogou o aparelho a uma distância de 43,1 metros. Maisa Angler veio em segundo lugar, com 42,6 metros, e Leila Rosário ficou em terceiro lugar, com 39,3 metros.

No juvenil masculino, o primeiro lugar ficou com Cristofer Victor Deina, que arremessou a 60,6 metros. Em segundo lugar, Felipe Babireschi, com 53,3 metros. O terceiro lugar foi de Nasser Samir Safadi, com 49 metros.

Na categoria juvenil feminina, a vencedora foi Melissa Pasini, com 22,5 metros. O segundo lugar ficou para Ketlyn dos Santos, com 18,4 metros. Em terceiro lugar, Ingrid Yasmim Macedo, com 15 metros.

E houve também a participação de crianças e jovens. Na categoria infantil masculina, ganhou Pedro Mendes Junges, com 44,8 metros. Kauan Esteven Pasculto, em segundo, arremessou a 34,9 metros. Na terceira posição, ficou Beijamin Nogueira Oliveira, com 34,5 metros.

Na categoria infantil feminina, quem venceu foi Eloa Teles Mattei, com 22,6 metros. No segundo lugar, Sarah Oliveira Galhards, com 21 metros. No terceiro lugar, ganhou Ana Beatriz Siminikoski, com 20,3 metros.

Houve troféus para os primeiros lugares, além de cortesias de passeios no Destino Iguaçu, cafés da manhã e jantares em hotéis da cidade. 

Destinação correta do lixo

O diretor administrativo de Itaipu, Iggor Gomes Rocha, destacou que o evento, além de divertido, é muito importante para a conscientização sobre a destinação correta do resíduo eletrônico. “Os organizadores estão de parabéns”, elogiou.

Segundo o organizador do torneio e empregado da Divisão de Segurança Externa da Itaipu, José Augusto Fabri, "mais uma vez a população ajudou a fazer do evento um dos mais divertidos e solidários de Foz do Iguaçu”.

Desde o início do torneio, já foram recolhidos e destinados corretamente mais de 36 mil quilos de resíduos eletrônicos e arrecadadas aproximadamente 77 toneladas de alimentos para entidades assistenciais.

O evento é promovido pela Associação Recreativa e Esportiva da Segurança Física de Itaipu (ARESF), com apoio do Lions Cataratas, Rotary Foz do Iguaçu Conexão e Rotary Santa Terezinha, entre outros. O torneio faz parte do calendário das secretarias de Turismo do Estado do Paraná e de Foz do Iguaçu.