Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Testes de luzes mostram como será cenografia colorida da Ponte da Integração
Tamanho da letra
09/08/2023
A nova ponte será um atrativo noturno a mais na fronteira. Fotos. DER/PR.
 
Na noite de terça-feira, 8 de agosto, a estrutura arquitetônica da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e o município de Presidente Franco, ganhou cores cênicas das bandeiras dos dois países, nos primeiros testes de iluminação led no local. A obra foi custeada pela Itaipu, com investimento de R$ 366,6 milhões.
 
A iluminação foi instalada em parceria entre o Consórcio Ponte Brasil-Paraguai e os contratantes da obra – Itaipu Binacional, Governo do Paraná e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A Prefeitura de Foz do Iguaçu ficará encarregada dos custos de energia e de manutenção. De acordo com o Departamento de Estrada de Rodagem (DER/PR), a iluminação marca o término da obra da Ponte de Integração.
 
Cada lado da ponte ganhou a cor correspondente ao seu país.
 
Nos estais da ponte foram implantados projetores com aproximadamente 19.000 pixels em RGB e nos pilares e mastros foram instalados barras com projetores lineares. O sistema é composto por quadro de controle para programação de mudança de cores.
 
Da metade da ponte em direção a Foz, as lâmpadas ficaram nas cores verde e amarela. No sentido oposto, as luzes ficaram vermelhas, brancas e azuis, cores da bandeira do Paraguai. Por serem de led, as lâmpadas podem ganhar qualquer tom de cor.
 
Quando a nova ligação entre os dois países estiver funcionando na prática, a iluminação poderá também ganhar cores temáticas, para lembrar datas comemorativas. Com as luzes, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai reforça seu apelo como novo atrativo turístico da região de fronteira, como foi comprovado pelo teste feito nesta terça-feira.
 
No Natal de Águas e Luzes, em 2021, a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, recebeu projeção cênica durante o mês de dezembro, também com as cores do Brasil e do Paraguai. Foi a primeira vez que a via, inaugurada em 1965, ganhou iluminação especial.
 
Ponte tem um vão-livre de 470 metros, o maior da América do Sul.
 
O ensaio na Ponte da Integração destacou a beleza da sua estrutura, que é do tipo estaiada. A nova ligação sobre o Rio Paraná tem 760 metros de extensão, um vão-livre de 470 metros, o maior da América do Sul, e é sustentada por duas torres, com 120 metros de altura. Conta com duas pistas de 3,6 metros de largura cada, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. No lado brasileiro, o mastro principal tem 190 metros, equivalente a um prédio de 63 andares.
 
Reivindicação antiga
 
A construção da ponte é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, o Governo Federal e o Governo do Estado. A ponte foi concluída, mas, para que possa ser utilizada, ainda será preciso terminar a Perimetral Leste, que fará a ligação com a BR-277 e está, hoje, com 24% das obras concluídas. Os repasses financeiros de Itaipu para as obras estão rigorosamente em dia, mas cabe ao Governo do Estado a excecução da obra. Do lado paraguaio, também há necessidade de completar o acesso viário até a ponte. A construção da segunda ponte era uma reivindicação antiga para desafogar o tráfego na Ponte da Amizade, a fronteira mais movimentada do Brasil.