Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Tampa da Unidade Geradora 6 volta ao berço
Tamanho da letra
09/11/2011

Repintada, recuperada e totalmente renovada, a tampa da turbina da Unidade Geradora 06 voltou a seu lugar, no berço da unidade, na tarde desta terça-feira (8). A recolocação desta última grande peça da turbina vai permitir dar início à montagem do gerador. A previsão é de que, até o final de abril de 2012, a unidade, que foi desmontada para reparos numa das pás da roda da turbina e no anel de desgaste inferior, volte a gerar energia.
 

A enorme tampa, com 242 toneladas, 11,2 m de diâmetro e 2,4 m de altura, exigiu da equipe da Diretoria Técnica um trabalho lento e preciso para voltar ao exato local original, onde deve ficar perfeitamente acoplada a 24 pinos e 144 tirantes

“Não espaço de folga, e a posição será definitiva. Por isso, é um trabalho de alinhamento que vai exigir um ajuste muito fino”, explicou o consultor Iones de Souza Silva, que participou do comissionamento da unidade quando ela foi montada pela primeira vez e, desde julho, vem acompanhando a remontagem.

Antes de voltar ao local original, a peça passou por uma vistoria minuciosa. Foram precisos 40 dias para pintá-la completamente – e ela ganhou até mesmo a logo de Itaipu em branco. “Com certeza, ela volta à máquina melhor do que saiu”, garantiu o engenheiro Cléber Pimenta (SMMU.DT), que está coordenando os trabalhos ao lado do engenheiro Gabriel Caballero.
  
O novo diretor técnico, Raimundo López Ferreira, acompanhou a descida da peça. Assessor do ex-diretor, Ruben Brasa Soto, ele estava por dentro de todo o processo, que considerou uma prova da capacitação dos técnicos da Itaipu. “São desafios como esse que nos incentivam a ir cada vez mais longe, e esse processo está garantindo um imenso aprendizado às novas gerações", avaliou o diretor.