Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Superintendente da Itaipu é reeleito para a presidência do Fundo Iguaçu
Tamanho da letra
01/09/2011

O Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu) reelegeu, nesta quarta-feira (31), por unanimidade, em assembleia geral, os integrantes da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo para mais dois anos de mandato.

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, continua na presidência. A Diretoria Executiva é composta, ainda, pelos empresários Carlos Silva, na vice-presidência, e Ênio Eidt, como secretário geral. Carlos Silva representa o Sindihotéis e Ênio Eidt foi indicado pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau.

No Conselho Fiscal, foram reeleitos para mais dois anos de mandato Ana Paula de Melo (Singtur), Fernanda Fedrigo (Instituto Polo Internacional Iguassu) e Fernando Valente (Abav). No Conselho Consultivo, também tiveram a reeleição Jorge Pegoraro (ICMBio), Jaime Nascimento (FPTI e Comtur) e Felipe Gonzalez, secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu.

“É uma honra para mim. Vamos dar continuidade às ações em curso e esperamos retribuir a confiança com muita dedicação e trabalho pelo fortalecimento do Destino Iguaçu”, afirma Gilmar Piolla.

Na assembleia, os integrantes do Fundo Iguaçu revisaram o plano estratégico de aplicação dos recursos, incluindo novas ações a serem apoiadas. Além do plano de mídia em revistas de bordo e veículos de circulação nacional, o Fundo Iguaçu manteve o apoio que será dado à Infraero para a revisão do atual plano diretor do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

O Natal das Cataratas deste ano é outra ação que conta com apoio do Fundo Iguaçu, que assumiu também parte das despesas relacionadas à campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu a uma das 7 maravilhas da natureza.

Segundo Gilmar Piolla, o Fundo Iguaçu está apoiando, ainda, a criação de um núcleo especializado na elaboração de projetos para captação de recursos e novos investimentos para o turismo, além da formação de um núcleo local de pesquisas, cuja primeira encomenda é a elaboração de uma pesquisa sobre o impacto da cadeia produtiva do turismo na economia da cidade.

Outras ações importantes que contam com apoio do Fundo Iguaçu são os projetos de despoluição visual da cidade, de sensibilização turística e de educação ambiental de guias de turismo, taxistas e profissionais que atendem turistas no Parque Nacional do Iguaçu.

Além disso, o Fundo Iguaçu ampara ações de capacitação nas áreas de alimentos e bebidas, a promoção do Destino Iguaçu no mercado internacional, a divulgação dos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu em catálogos e brochuras de grandes operadoras internacionais, a realização de workshops e roadshows nos mercados nacional e internacional e ações estratégicas nos chamados canais de distribuição, sobretudo em São Paulo, estado que concentra o maior emissivo turístico do País. Complementam as ações do Fundo Iguaçu o apoio ao Festival de Turismo das Cataratas, a Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu e o projeto Memória das Cataratas.

Complexo das águas

Na assembleia de quarta-feira, os integrantes do Fundo Iguaçu decidiram apoiar a contratação de serviços especializados para elaboração do edital de licitação para concessão à iniciativa privada do complexo de águas termais do município de Itaipulândia.

“Foz do Iguaçu é um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. E esse apoio vai ser um marco para ampliar o turismo na região dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu. Com a formatação do edital, daremos uma contribuição significativa para que esse projeto tenha condições de atrair investidores e se viabilizar”, conclui Gilmar Piolla.