Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Standard & Poors mantém o rating brAAA da Itaipu
Tamanho da letra
04/10/2012

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s reafirmou o rating de crédito corporativo de longo prazo “brAAA”, na Escala Nacional Brasil, à Itaipu Binacional. A informação foi publicada nesta semana pelo site Canal Energia, especializado em notícias do setor elétrico.

De acordo com o informativo, a perspectiva de rating de Itaipu continua estável. A liquidez da empresa é considerada adequada, capaz de cobrir as necessidades apresentadas.

A notícia destaca que os ratings da empresa refletem a importância estratégica da usina para o Brasil e para o Paraguai, que abastece cerca de 17% da demanda brasileira e 73% da paraguaia. Eventuais riscos de endividamento são minimizados pelo fato de a Eletrobras ser a maior compradora de energia gerada por Itaipu.

Para a diretora executiva financeira de Itaipu, Margaret Groff, a manutenção do rating pela Standard & Poor’s demonstra que a binacional continua sólida do ponto de vista econômico, financeiro e técnico.

“É também a confirmação de que as providências que foram tomadas, de uma gestão mais moderna e mais integrada, estão no caminho certo”, disse, citando o sistema SAP e a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), espécie de lei de responsabilidade fiscal que regulamenta os padrões de governança corporativa para companhias de capital aberto.

Ainda segundo a diretora, a avaliação da Standard & Poor’s também leva em conta o Relatório de Sustentabilidade da Itaipu e a manutenção do rating adiciona valor à imagem do grupo Eletrobras e também à Ande, a estatal de energia do Paraguai.