Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Seminário discute produção e uso do biodiesel na Bacia do Paraná 3
Tamanho da letra
24/03/2006

Na próxima terça-feira (28), na praia do município de Santa Helena, será realizado o Seminário Regional sobre Produção e Uso de Biodiesel na Bacia do Paraná 3, promovido pelo Programa Cultivando Água Boa da Itaipu, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Prefeitura de Santa Helena e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).

 

O objetivo do encontro é levar a técnicos, lideranças e produtores rurais informações sobre o biodiesel, com o intuito de incluir o biodiesel na matriz energética dos 29 municípios da Bacia do Paraná III.

 

Renda e riqueza regional

 

Além de diminuir a pressão sobre o uso de combustíveis fósseis, o biodiesel aparece aos agricultores da região como alternativa de diversificar a renda e gerar empregos. “Estamos trabalhando com a perspectiva de implantar a cadeia produtiva completa”, explica João José Passini, gestor do Projeto Agricultura Orgânica da Itaipu. “Os agricultores terão mais uma fonte de receita na venda da matéria-prima ou do óleo vegetal. Contudo, queremos que a participação deles seja maior, começando no plantio, avançando na extração do óleo vegetal, chegando no preparo e inclusive no uso do biodiesel”.

 

Novas culturas

 

O movimento em prol do biodiesel na BP3 pretende estimular pelo menos o plantio de dez culturas para a fabricação do produto: soja, algodão, amendoim, canola, girassol, mamona, tungue, pinhão manso, nabo forrageiro e cártamo.

 

O Iapar está avaliando como os sistemas de produção do oeste do Paraná podem se encaixar às novas culturas, sem que outras áreas de plantio sejam abertas. O agricultor poderá usar os períodos do ano em que a terra está desocupada, em áreas subutilizadas dentro da propriedade ou mesmo fazendo o plantio em consórcio com outras culturas.

 

O evento em Santa Helena conta com o apoio do Governo Federal, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), Emater, Tecpar, UEPG e Unioeste.

 

Serviço:

Informações e inscrições pelos telefones:

Marilaine Brodh: 45 - 3268 – 8200 (Santa Helena)

Andréa Truppel: 45 – 3520 - 6045 (Foz do Iguaçu)

Marco Aurélio Costa: 43 – 3376-2336 (Londrina)

 

Programação

Manhã:

8h – Credenciamento dos participantes

9h – Abertura

9h30 – O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel: diretrizes, legislação e tributação. (Rodrigo Augusto Rodrigues, Coordenador da Comissão Executiva Interministerial Biodiesel).

10h30 – O Programa Paranaense de Bioenergia (Richardson de Souza, coordenador estadual do projeto PR-Bioenergia).

11h – A biomassa brasileira como alternativa aos combustíveis fósseis (José Walter Bautista Vidal, ex-Secretário de Tecnologia Industrial / MIC e Presidente do Instituto do Sol).

12h30 - Almoço

Tarde:

14h – Iniciativas de implantação de programas de produção e uso de biodiesel

● A experiência da prefeitura de Cássia (MG)

● Apresentação do projeto de biodiesel de Santa Helena (PR)

● A experiência da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

15h30 – Matéria- prima para produção de biodiesel (Antonio Costa, Iapar)

16h30 – Tecnologia de produção de biodiesel (Roseli Ferrari, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG)

17h15 – Caracterização e controle de qualidade de biodiesel (Bill Costa, Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar).

 

Como chegar: O Balneário de Santa Helena fica no prolongamento da Avenida Brasil.