Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Semestre também é histórico também para o turismo de Itaipu
Tamanho da letra
03/07/2012

Depois de registrar a maior produção de energia da história, superando a marca de 50 milhões de MWh, Itaipu fechou o primeiro semestre de 2012 com um novo recorde. A usina recebeu no período 214.873 turistas, número 10,1% superior ao registrado pela área de visitação turística no primeiro semestre do ano passado. Desde 2007, quando foi implantada a nova gestão do turismo na margem brasileira, a binacional não recebia tantos visitantes.

A isenção de tarifa para moradores de municípios lindeiros ao lago Itaipu impulsionou os números. Em abril, moradores de 34 municípios (26 no Brasil, quatro na Argentina e quatro no Paraguai) passaram a não mais pagar para conhecer as atrações da usina – com exceção do Circuito Especial e o Test Drive Veículo Elétrico. Antes, a entrada franca era restrita ao primeiro domingo de cada mês.

A medida refletiu diretamente no aumento de visitas. Em 2011, os visitantes da região somaram 8.998 pessoas; em 2012, esse total saltou para 26.981, uma diferença de 17.983 pessoasou quase 200% a mais. Curiosamente, o movimento maior de turistas lindeiros começou ainda antes da gratuidade. Em março, foram registrados em Itaipu 5.162 visitantes da região, ante 1.197 do primeiro semestre do ano passado.

Segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, alguns fatores ajudam a explicar o recorde. Além da questão dos lindeiros, a gestão integrada do turismo e a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza deram maior visibilidade ao Destino Iguaçu e trouxeram mais turistas para a usina.

Ações de divulgação dos atrativos da binacional, como publicações em revistas especializadas, também contribuíram para o aumento no número de turistas. “Apesar do cenário macroeconômico desfavorável, o turismo no Destino Iguaçu continua aquecido”, comentou Piolla.

A gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes, destaca a reabertura do Ecomuseu, em fevereiro, e o benefício concedido aos municípios vizinhos. “Esse aumento [de 10,10%] se deu muito em função dos lindeiros. O nosso objetivo, com a gratuidade, foi possibilitar que os nossos vizinhos também conheçam as atrações da usina. E os números mostram que foi uma estratégia que deu certo”, comentou.

Em números absolutos, o melhor mês do semestre foi janeiro, quando mais de 55 mil pessoas visitaram Itaipu. Proporcionalmente, a maior surpresa foi em junho, com 32,2 mil visitantes, salto de 28,54% em relação a igual período de 2011.

Na comparação com o maior atrativo da região, o número total de visitantes de Itaipu em junho representou 38,36% do total registrado pelo Parque Nacional do Iguaçuíndice superior à média de 30% registrada ao longo do ano.

Além do Circuito Especial e do Test Drive, compõem as atrações do complexo a Visita Panorâmica – a mais procurada –, a Iluminação da Barragem, o Polo Astronômico, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). Vale destacar que o levantamento estatístico não computa as visitas institucionais, as técnico-científicas e as recebidas pela margem paraguaia da usina.

Cataratas

Nas Cataratas do Iguaçu, o semestre também foi de recorde. No total, visitaram o principal atrativo da região 710.531 pessoas, ante 668.706 – salto de 6,2% em relação a igual período do ano passado. Para Piolla, a repercussão da eleição das Cataratas vem mantendo o atrativo em evidência. A consequência disso é o aumento de turistas.

o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu registrou no primeiro semestre um movimento operacional de 849.966 passageirosconsiderando embarques e desembarques. O crescimento, de acordo com dados da Infraero, é 3,03% superior quando comparado aos primeiros seis meses de 2011.