Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Semana de Esportes dos Estagiários da Itaipu promove integração e responsabilidade social
Tamanho da letra
19/09/2023

Na semana de 11 a 15 de setembro, 80 estagiários(as) da Itaipu Binacional participaram da VI Semana de Esportes dos Estagiários, promovida pela Coordenação de Estágio. Divididos em equipes, os jovens puderam trabalhar aspectos de saúde, bem-estar, lazer e integração, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, responsabilidade social e relacionamento interpessoal. As provas aconteceram no Refúgio Biológico, no Cineteatro dos Barrageiros e no SESC de Foz do Iguaçu.


Foto: Emanoela Somavila

Os(As) estagiários(as) foram divididos em quatro times de 20 pessoas cada: Vermelho, Amarelo, Azul e Verde. As atividades incluíram corrida de orientação, vôlei, queimada, corrida do ovo, corrida do saco, busca na farinha e passa ou repassa. Ao longo da semana, também foram promovidas aulas de yoga, meditação e ritmos. As equipes receberam pontos pelo desempenho e na participação dos competidores em cada atividade.  No final, a equipe Verde ficou em primeiro lugar, seguida da Vermelha, Azul e Amarela.

Além das provas de esporte, a competição também proporcionou uma arrecadação de alimentos não perecíveis. No total, foram mais de 1.850 unidades de alimentos, incluindo pacotes de arroz, feijão, macarrão, café, sal e açúcar, latas de leite em pó, milho, ervilha e achocolatado e garrafas de óleo.

Inicialmente, os produtos seriam destinados apenas ao Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), por meio da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, mas, como a meta de arrecadação foi ultrapassada, a arrecadação será destinada 65% para a Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida (Porto Meira/Bubas) e 35% para o Projeto Anjo Gabriel/Cáritas (Jardim Duarte/Brás).

Também foram doados pelos(as) estagiários(as) alimentos que não contavam pontos na competição, como farinha de trigo, farinha de milho, creme de leite, sardinha, bolachas e molho de tomate.

A coordenadora do Programa Força Voluntária, Jéssica Maris, agradeceu as equipes. “Ficamos muito felizes e gratos por esse apoio, que veio em um momento em que é tão importante garantir a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Para a coordenadora do Programa de Estágio da Itaipu, Aliny Silva dos Santos, o processo de integração desenvolvido durante a semana é essencial para o aprendizado e também para o mercado de trabalho. “Os(as) jovens interagem entre si, nos times, e também com os outros times, exercitam a capacidade de liderança, de gestão, de mobilização e de motivação, além de habilidades de relacionamento interpessoal, que são imprescindíveis para o mercado de trabalho”, disse.

Ela explicou que o planejamento do evento começa um ano antes da ação e é pensado a partir dos feedbacks dos participantes. “As sugestões das modalidades são dadas pelos próprios estagiários. Pensando na viabilidade do planejamento, a gente escolhe, dentre as mais votadas, aquelas que conseguimos realizar. Então, a maioria das ações que foram realizadas durante essa semana foram escolhidas pelos estagiários no ano passado”, explicou.

Diversão e aprendizado

Para o estagiário da Divisão de Microinformática Germano Barbosa Santos, que liderou a equipe Amarela, o foco do time era a diversão e a integração. Ele conta que as atividades que gostou mais de participar foram vôlei e tênis de mesa. “São esportes que eu gosto e eu acho que muita gente também gosta. Então, a galera se divertiu e interagiu bastante”, relata.    

Segundo Ana Cecília Pereira Souza, estagiária da Diretoria de Coordenação e capitã do time Azul, a parte mais interessante foi perceber, no decorrer dos dias, junto com seu grupo, talentos no esporte que nem sabiam que tinham. Ela conta que não conhecia todo mundo em seu time, mas que tinha o desafio, como líder, de fazer todo mundo se entender – e que essa surpresa de sempre descobrir algo novo era o que tornava a integração divertida. “Esporte é sempre uma das melhores formas de unir pessoas que têm objetivos diferentes, para se tornarem uma equipe e funcionarem juntas”, disse.

Para Isabella Rodrigues, capitã do time Vermelho e estagiária da Divisão de Gestão de Contratos, o melhor momento da semana foi arrecadar os alimentos. “O pessoal ficou muito animado com a arrecadação, desde o princípio. Nós, que trabalhamos no Edifício da Produção, e conversamos com cada pessoa, explicando que era uma causa justa”, conta.

Amanda Rafaela Rolon, estagiária da Divisão de Responsabilidade Social e capitã do time Verde, sentiu que o que mais marcou foi a amizade e o companheirismo que nasceram ali. Independentemente da vitória da equipe, ela explica que a semana trouxe, acima de tudo, novos amigos. “Foi uma experiência e tanto, porque eu tive que lidar com dezenove pessoas diferentes e a gente não se conhecia, mas para mim foi incrível, porque criamos uma amizade que vamos manter.”