Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Santa Helena é vitrine da agricultura
Tamanho da letra
10/05/2006

Até o final do mês de julho de 2006, cerca de 1.200 produtores rurais, de 29 municípios da Bacia Rio Paraná III, deverão visitar o Centro Avançado de Pesquisas de Santa Helena (CAP), para conhecer experimentos de fruticulturas e outras culturas.

 

Com essas visitas, os técnicos gestores da Itaipu querem mostrar aos produtores rurais novas opções agrícolas, para permitir o aumento da renda no campo e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Nos meses de abril e maio, o CAP de Santa Helena já recebeu agricultores de Matelândia, Céu Azul, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Terra Roxa, Mercedes e Guaíra.

 

O projeto de visitação atual é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu, através do programa Linha Ecológica, desenvolvido em parceria com a Itaipu e as prefeituras da BPIII.

 

CAP

 

O CAP é uma área de aproximadamente três alqueires, de propriedade do Município de Santa Helena, instalada às margens da rodovia PR 488, a cerca de 6 km da cidade. A área é administrada e mantida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Itaipu Binacional e do IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná.

 

No local, são mantidas diversas culturas consideradas alternativas para as pequenas propriedades. Culturas como o abacaxi, abacate, uva, palmito, banana, além de espécies diferentes de pastagem e até seringueira, para a extração de borracha.

 

Programa

 

A visitação dos agricultores das microbacias envolvidas no projeto Cultivando Água Boa foi definida em 2005. Através desse programa, Itaipu Binacional também tem desenvolvido um amplo projeto de adequação das propriedades rurais às normas ambientais, com iniciativas que envolvem, especialmente, mata ciliar, conservação de solos, execução de cercas, readequação de estradas, apoio e incentivo à agricultura orgânica, uso de equipamentos agrícolas e doação de abastecedouros comunitários.