Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Samek elogia parceria com prefeituras
Tamanho da letra
23/07/2009

O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, destacou a importância da parceria com os municípios para a execução dos projetos socioambientais da empresa, durante a abertura do 5º Congresso e Feira de Produtos e Serviços para os Municípios (Municipal 2009), na noite desta quarta-feira, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. “Se nós não tivéssemos a participação forte da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná),  das prefeituras, das cooperativas, assim como do governo do estado, não seria possível realizarmos toda essa gama de projetos do Cultivando Água Boa, com mais de 108 ações em toda a região”, afirmou Samek.

 


Abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades
A abertura do evento contou com a participação do governador Roberto Requião, do vice-governador, Orlando Pessuti, do prefeito Paulo McDonald, além de diversos prefeitos e autoridades locais. Na oportunidade, Samek passou para Requião uma série de informações sobre as ações de segurança que estão sendo feitas na região de fronteira, em parceria com os governos federal e estadual, e também sobre o veículo elétrico desenvolvido pela Itaipu.

   

O diretor-geral brasileiro de Itaipu também convidou o governador para a solenidade que marcará o início das atividades da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no próximo dia 20 de agosto, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

 


O veículo elétrico é uma das atrações no stand da Itaipu

Com a participação de 50 expositores de todo o Paraná, a feira se estende até esta sexta-feira e é direcionada a setores de processos jurídicos, meio ambiente, agricultura, contabilidade pública, educação, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento econômico, saúde, turismo, assistência social, desenvolvimento urbano, informática, pavimentação e transporte.

 

O evento é promovido pela Amop, com apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Confederação Nacional dos municípios (CNM), Itaipu e outras instituições.

 

Portos e ambiente

  

Na mesma noite, Samek também participou do início das atividades da 1ª Conferência Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA), no Hotel Mabu. O evento internacional, que é co-organizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), aborda diversos aspectos da operação de portos, como a dragagem, por exemplo, e seus impactos sobre o ambiente. As experiências de ações para integrar as comunidades e os complexos portuários em vários países, como no Porto de Le Havre, na França, também estão em discussão.

  

O principal destaque da noite foi a palestra magna do ambientalista e oceanógrafo Jean-Michel Cousteau, dirigida a cerca de 800 pessoas. Cousteau ressaltou a necessidade urgente de promover uma revolução da comunicação e de tomar atitudes que mudem os rumos na relação que o ser humano tem com  o ambiente.

   

“Todos podemos fazer uma escolha. E quando a fazemos é nossa responsabilidade segui-la e comunicá-la aos formadores de opinião. O impossível não existe”, afirmou o pesquisador.

   

As palestras da Convenção prosseguem nesta quinta-feira, no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu.