Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Samek é o primeiro Cidadão Honorário do Oeste do Paraná
Tamanho da letra
16/11/2010

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, recebeu o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná, numa solenidade concorrida nesta sexta-feira (12), em Cascavel. Mais de 800 lideranças políticas e empresariais prestigiaram a homenagem prestada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). A entidade reúne 51 cidades, que juntas têm 1,2 milhão de habitantes.
 

Autoridades paranaenses e de outros estados, como Rondônia, lotaram a Associação Atlética Comercial para prestigiar a primeira pessoa na história a receber essa honraria na região. A eleição foi no dia 13 de julho, por voto direto dos prefeitos do Oeste. A solenidade reuniu o governador Orlando Pessuti, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e secretários.

 
A entrega da reverência foi marcada pela emoção nos discursos em reconhecimento ao trabalho prestado por Samek e sua equipe frente à Itaipu Binacional desde 2003. A comoção foi completada com a exibição de um vídeo com a sua trajetória na vida pública e depoimentos emocionados de amigos e familiares.
 
Pessuti destacou, em seu discurso, a seriedade do trabalho de Samek como vereador, secretário estadual e gestor público. “É um republicano, um defensor das liberdades democráticas, um amigo de longa data, um filho ilustre do Oeste do Paraná, que merecidamente recebe essa deferência”, afirmou o governador.

O presidente da Amop e prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Júnior, reforçou que a escolha ocorre entre tantas pessoas dedicadas ao desenvolvimento regional. Para ele, a primeira edição do “prêmio” está em boas mãos. “Graças à sensibilidade do Samek, os projetos implantados pela usina em Foz do Iguaçu foram levados para os demais municípios da região. Queremos vê-lo continuando o trabalho pelo Oeste.”
 
Bastante emocionado, Jorge Samek agradeceu pela homenagem recebida e a compartilhou com os companheiros de caminhada da Itaipu Binacional. Ele também fez questão de dividir o título com a família, em particular com a mulher, Maria Olívia. “Não é um prêmio individual, é um reconhecimento coletivo”, ponderou.
 
Durante seu discurso, ele reforçou que o Oeste é uma região ímpar no Paraná, graças à competência, ao mesmo tempo, da agricultura e da tecnologia, da cidade e do campo, dos pioneiros desbravadores e da juventude, das universidades e das indústrias. “São tantas as conquistas desse povo trabalhador. Tudo isso é motivo de orgulho para a gente. Só tenho a agradecer, e só tem uma forma de retribuir: com mais trabalho.”
 
O evento também contou com a apresentação da equipe de handebol de cadeirantes da Universidade Paranaense (Unipar), entrega dos prêmios “Amop de Jornalismo” e de “Gestão Municipal Empreendedora”.