Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Samek apresenta projetos de biogás a governadores do Codesul
Tamanho da letra
02/04/2011

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, participará nesta segunda-feira, em Porto Alegre, da posse do novo presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o governador Tarso Genro (RS). Samek foi convidado por Genro para apresentar os projetos da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. A solenidade ocorrerá no Palácio Piratini (Porto Alegre), a partir das 10h30.

A Plataforma Itaipu de Energias Renováveis é um conjunto de sete protótipos (propriedades rurais, agroindústrias e uma estação de tratamento de esgoto) que geram sua própria energia a partir do biogás produzido no processo de decomposição de matéria orgânica. Com isso, podem se autoabastecer de eletricidade e ainda vender o excedente para a concessionária de energia local.

A comercialização de energia e a possibilidade de geração de uma receita extra no campo são os principais diferenciais do projeto. O ineditismo da iniciativa também se dá pela possibilidade de pequenos produtores se unirem para produzir sua própria energia, como vem ocorrendo no Condomínio de Energias Renováveis da Agricultura Familiar, na microbacia do Rio Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon.

“A palestra do Samek começará com a exibição de uma nota fiscal no valor de R$ 2.500,00, que é o faturamento de um mês da granja Colombari (produtor de suínos de São Miguel do Iguaçu) com a venda de energia para a Copel. É a primeira nota fiscal do gênero no país e representa um novo produto rural: a eletricidade gerada no campo”, explica o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley.

Além das unidades de demonstração do uso energético do biogás, Samek irá apresentar outros projetos correlatos, que estão sendo desenvolvidos no Parque Tecnológico Itaipu, tais como o Centro de Estudos do Biogás, o Laboratório do Biogás (em parceria com a Universidade Boku, de Viena-Áustria), o programa de atualização em biogás por educação a distância, a pós-graduação em biogás da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e o curso de pós-graduação em biogás para cooperativas agrícolas, em parceria com a FGV-Isae, Unila e Ocepar.

A posse do novo presidente do Codesul contará com a presença dos governadores Beto Richa (PR) e Raimundo Colombo (SC). A região Sul é a que mais concentra no país, atividades com animais estabulados (suinocultura, bovinocultura e avicultura) e por isso tem grande potencial para o desenvolvimento da geração de energia a partir do biogás.