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Rodovia das Cataratas: licitação pode sair em 2010
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25/05/2010

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Paraná, José da Silva Tiago, admitiu nesta segunda-feira, em Foz do Iguaçu, que até o final do ano poderá ser anunciada a duplicação da BR-469, ou Rodovia das Cataratas, principal corredor turístico da cidade. “Pode ser que neste ano a gente consiga licitar. A gente está trabalhando em termos de recursos, uma sobra de recursos (do Ministério dos Transportes) que a gente poderia lançar mão aqui. Se tiver sobra, que dê para licitar, vamos licitar”, garantiu.
  
Tiago esteve em Foz do Iguaçu para o lançamento de outra licitação na Rodovia das Cataratas, um trecho de 8,7 quilômetros entre o trevo da Argentina e a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. O projeto, cujo custo inicial é de R$ 8,2 milhões, prevê a recuperação do piso asfáltico, alargamento da pista, construção de novos trechos de terceira pista, baias de ônibus e novo trevo de acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, entre outras melhorias.
  
A solenidade ocorreu no começo da tarde no Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu e contou com a presença do prefeito, Paulo Mac Donald, do deputado federal Fernando Giacobo (PR), da presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Elizângela de Paula Kuhn, entre outras autoridades.
   
José da Silva Tiago apontou que somente pelo volume de veículos que trafega diariamente pela rodovia não seria possível defender tecnicamente a duplicação. “Mas isso aqui tem outro aspecto. Isso aqui é visitado internacionalmente ao longo de todo o ano e é um negócio diferente, que foge do aspecto técnico. E vai ser contemplado”, afirmou.
       
O superintendente do DNIT acrescentou que a possível duplicação da Rodovia das Cataratas será anunciada assim que outra obra importante na região for licitada, em outubro próximo: a construção da segunda ponte ligando Brasil a Paraguai e do contorno rodoviário entre a BR-469 e a BR-277. O contorno terá 17,4 quilômetros de extensão. O valor total previsto para as duas obras é de R$ 360 milhões – sendo R$ 170 milhões somente a construção da ponte.

  

Segundo Tiago, o projeto de duplicação que foi abandonado em 2006, após denúncias de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), não contemplava o contorno. “Essa duplicação (projeto antigo) tem algumas nuances que deverão ser mudadas com o advento do contorno. Por isso preferimos separar, fazermos primeiro essa parte de restauração, projetar o contorno, e depois fazermos um novo projeto de duplicação para este segmento”, explicou.

  

Questionado se a campanha com outdoors lançada por entidades ligadas ao turismo de Foz do Iguaçu exigindo a duplicação da Rodovia das Cataratas, ajudou a acelerar as obras, Tiago explicou que, quando o DNIT iniciou os projetos, os outdoors não haviam sido colocados, mas elogiou o movimento. “É perfeitamente válido. Faz parte da nossa sociedade, da democracia, e com isso nossas instituições de classe estão mostrando que há necessidade de fazer esse trabalho de melhoria ao longo do segmento rodoviário”, disse.

  

A presidente da Acifi, Elizângela de Paula Kuhn, que participou da cerimônia, disse que apesar do otimismo do DNIT, a campanha pela duplicação vai continuar até que a obra seja anunciada. “Até porque os investimentos em infraestrutura no município têm que acompanhar o que os empresários têm feito. Os empresários têm investido na cidade, há grandes investimentos na rede hoteleira, e a infraestrutura não está acompanhando isso“. E reforçou: "Vamos manter o movimento até que a duplicação saia do papel”.