Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Rio+20: Itaipu participa do lançamento oficial da agenda da Conferência
Tamanho da letra
04/06/2012

diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, participaram do lançamento da Agenda Rio+20 e Você, nessa segunda-feira (4), no Museu do Universo, no Rio de Janeiro (RJ). Nesta terça-feira (5), no mesmo espaço, Friedrich fará uma apresentação sobre o Programa Cultivando Água Boa. Os eventos antecedem a programação da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, que acontece entre os dias 13 e 22, e terá participação da Itaipu.
   
A binacional apresentará na conferência o seu “case” de sustentabilidade, que estabelece suas ações nos processos internos e no relacionamento com a comunidade.


Jorge Samek (à esquerda) e Nelton Friedrich (à direita) durante o lançamento da agenda da Rio+20, que homenageou o biólogo e ambientalista Paulo Nogueira Neto (de gravata vermelha) e teve a presença do astronauta brasileiro e embaixador da boa vontade da Onudi, Marcos Pontes (à direita de Nogueira Neto).

Também estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além de ambientalistas, empresários e ativistas.
  
Samek ressaltou suas expectativas para a conferência e alertou para a preocupação ambiental planetária. “Espero que o mundo faça sua integração de forma mais inteligente”, disse. “Temos certeza de que estamos escrevendo o futuro. Vamos mostrar ao mundo que podemos conviver com o progresso e ter profundo respeito com o meio ambiente”, concluiu.
   
Biogás
   
Logo após cerimônia de hasteamento de bandeiras, Samek apresentou a palestra “O mundo se encontra na Rio+20”. O diretor fez uma breve análise do período em que está à frente da binacional, relembrou momentos importantes de sua gestão e destacou os principais projetos em desenvolvimento para o futuro da hidrelétricasobretudo na área de energias renováveis.
  
Como exemplo, lembrou do projeto de produção de biogás na região de influência da usina, como nova fonte de renda para produtores rurais e de energia para a matriz brasileira. “No entorno da Itaipu municípios que exploram a suinocultura, que gera muitos resíduos. Hoje, até essa sujeira é transformada em energia”, disse, em referência ao projeto de biodigestores.
   
Ações concretas
   
Para a ministra Izabella Teixeira, o Brasil tem uma matriz energética expressiva. “A participação da matriz renovável na geração de energia do Reino Unido é de 6,4%, e na Holanda, 4%. No nosso país é de 46%, avançando para 50%. É preciso conhecer antes de dizer que não tem.” Segundo a ministra, o país precisa traduzir discussões em ações concretas, e é isso que ela espera da Rio+20.
  
Homenagem
  
O evento ainda prestou homenagem ao embaixador honorário da “Rio+20 e Você”, o biólogo e ambientalista Paulo Nogueira Neto. No encerramento, houve a participação da Orquestra de Violões do Forte de Copacabana e a abertura de diversas exposições relacionadas à temática da conferência.