Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Revitalização da Ponte da Amizade começa em uma semana
Tamanho da letra
24/09/2014

As obras de revitalização da Ponte da Amizade, que liga o Brasil e o Paraguai, devem começar no dia 1º de outubro. O anúncio foi feito na terça-feira (23), durante a assinatura da ordem de serviço das obras. A cerimônia aconteceu na sede regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Foz do Iguaçu. A reforma acabará no final de 2015.

A Ponte da Amizade, que em 27 de março do ano que vem completa 50 anos, ganhará a maior reforma de sua história, em seus 600 metros de extensão. O asfalto será recapeado e serão substituídas as juntas de dilatação da ponte. Toda a passarela de pedestres será coberta. A ponte ganhará pintura e iluminação novas.

O gradio interno e externo serão levantados trazendo mais segurança para os turistas e inibindo o contrabando de mercadorias. Com o mesmo objetivo, serão construídos postos da Polícia Federal, fechados e com ar-condicionado, nos intervalos da ponte.

Obras começam imediatamente

Assinaram a ordem de serviço o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o superintendente do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago, e o representante do consórcio CSO-Gaissler, Luiz Matsumoto Vargas. A prefeita de Foz do Iguaçu em exercício, Ivone Barofaldi, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu licenciado, Jorge Samek, assinaram como testemunhas.

Sérgio Passos afirmou que as obras devem começar “imediatamente”, porque o consórcio responsável pela revitalização já conta com o projeto feito pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e pelo Fundo Iguaçu e doado ao governo federal. O custo da reforma é de R$ 10,2 milhões.

De acordo com José da Silva Tiago, a revitalização da Ponte da Amizade será feita na modalidade Regime Diferenciado de Contratações (RDC) menor custo, ou seja, o consórcio que vai executar as obra não precisa entregar o projeto básico, ambiental e executivo.

 “A empresa recebe hoje a ordem de serviço e começa no dia 1ª de outubro a trabalhar”, afirmou, lembrando que o começo do mês é normalmente usado como início de obras, para facilitar o controle do Dnit.

Início em uma semana

 “Vamos começar com a limpeza externa e a pintura”, antecipou Luiz Vargas, do consórcio CSO-Gaissler. Segundo ele, no auge das obras, cerca de 100 empregados vão trabalhar na revitalização da Ponte da Amizade.

O consórcio é o mesmo responsável pelas obras de duplicação na BR-277, na altura de Medianeira, a 57 quilômetros de Foz do Iguaçu. “Vamos trabalhar em conjunto com a receita e a polícia federal para podemos organizar o cronograma das obras”. De acordo com Vargas, os trabalhos acontecerão preferencialmente no período noturno para não atrapalhar o tráfego de veículos e pedestres na ponte.

Cartão-postal

O presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, acredita que a reforma vai fazer a Ponte da Amizade voltar a ser um dos cartões-postais da cidade. “A ponte era foco de imagem negativa de Foz do Iguaçu e da fronteira com o Paraguai. Agora, com a revitalização, isso vai mudar”, disse.

 “A Ponte da Amizade tem quase 50 anos de bons serviços prestados ao Brasil e ao Paraguai. Já estava mais que na hora de ela receber o tratamento que merece”, concluiu Sérgio Passos.

Fibra ótica

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, aproveitou a solenidade para comentar sobre o projeto de fibra ótica que vai interligar o Brasil e o Paraguai. “Já fizemos todo o cabeamento no lado paraguaio, com as obras do linhão de 500kv”, afirmou Bernardo, se referindo ao trecho entre Itaipu e Villa Hayes, na Grande Assunção.

 “Agora, a fibra ótica está chegando a Foz do Iguaçu. Contamos com o apoio de Itaipu para fazer esta conexão final com o Paraguai”. De acordo com o ministro, no futuro, com a instalação de novos equipamentos, a fibra ótica poderá integrar os dois países via banda larga.