Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Remontagem da Unidade Geradora 6: eixo é acoplado à roda
Tamanho da letra
18/10/2011

Uma das atrações do Circuito Turístico Especial, que leva o visitante a conhecer a Itaipu por dentro, é descer até a cota 92 para ver o eixo da turbina em movimento. É justamente esta peça, da unidade 6 (U6), que começou a ser remontada nesta segunda-feira (18). A operação de descida mobilizou técnicos e engenheiros da Diretoria Técnica da Itaipu.

U6 está parada desde setembro do ano passado, quando o pessoal da Manutenção identificou fissuras no anel de desgaste inferior da roda da turbina. Como é a última peça da unidade geradora, o reparo exigiu que toda a máquina fosse desmontada. Foi a primeira vez que isso aconteceu em 30 anos.

Reparo concluído, o trabalho de remontagem começou no início deste mês, com a instalação da própria roda turbina. O eixo, acoplado à roda, é a segunda grande peça da unidade a ser recolocada: fabricada em aço forjado, tem 130 toneladas, com 5,5 metros de altura e 2,6 de diâmetro.

De acordo com o engenheiro Cleber de Souza Pimenta, da Divisão de Manutenção Mecânica de Unidades Geradoras (SMMU.DT), assim como a roda, o eixo também passou por manutenção. Foi feita a limpeza mecânica de partes oxidadas e a peça ganhou nova pintura.

A descida do eixo exigiu o uso de uma das pontes rolantes e muito cuidado para que a acoplagem à roda fosse perfeita. Dos 24 tirantes de fixaçãoespécie de parafusos gigantes –, quatro serviram de guia. Os outros seriam fixados na sequência, com o auxílio de macacos hidráulicos.

Os próximos passos da remontagem da U6 serão a instalação das paletas móveis e da tampa da turbina, além de componentes de menor porte. A expectativa da Diretoria Técnica é que a U6 volte a operar em abril de 2012.